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Procon Consórcio ABC - Segunda-feira, 31 de Agosto de 2020

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Golpe do Whatsapp Procon-SP alerta para golpe que clona o whatsapp; consumidor deve ficar atento e jamais fornecer seus dados, senhas ou códigos

Golpe do Whatsapp Procon-SP alerta para golpe que clona o whatsapp; consumidor deve ficar atento e jamais fornecer seus dados, senhas ou códigos


Golpe do Whatsapp Procon-SP alerta para golpe que clona o whatsapp; consumidor deve ficar atento e jamais fornecer seus dados, senhas ou códigos

Procon-SP alerta os consumidores para terem cuidado com o golpe da clonagem da conta do whatsapp. Dizendo ser funcionário de site de compra, o golpista entra em contato e pede que a vítima digite um código de seis números para supostamente ativar um anúncio; esse código é a verificação do whatsapp e com ele o criminoso consegue clonar a conta do consumidor.

 

Após a clonagem, o golpista passa a enviar mensagens para os contatos da pessoa pedindo dinheiro em seu nome. Assista ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=M4OUgNkdkcc

 

O consumidor não deve enviar o código de seis números. É importante ainda habilitar a “verificação em duas etapas” no whatsapp: clicando em “configurações”, “conta” e “verificação em duas etapas”.

 

“Nesse momento de pandemia, os golpes pela internet e redes sociais explodiram. É preciso que o consumidor desconfie sempre, redobre a atenção e nunca forneça senhas ou sequência de números”, destaca Fernando Capez, secretário de defesa do consumidor.

 

Caso tenha sido vítima do golpe, a pessoa deve entrar em contato com support@whatsapp.com e pedir a desativação temporária da conta. 

 

Outras dicas para evitar cair em golpes:

- não forneça dados, senhas, códigos, etc;

- não acredite em ofertas de ajuda, sorteio, dinheiro etc enviadas pelo whatsapp, redes sociais, e-mails e não clique nesses links;

- não confie e não compartilhe links e informações dos quais não tenha certeza da origem;

- não preencha formulários que não estejam nos sites oficiais;

- baixe aplicativos apenas das lojas oficiais;

- em caso de dúvidas ou dificuldades, procure um familiar ou amigo que possa ajudar;

- utilize antivírus no computador, tablet e smartphone;

- o Procon-SP não pede informações do consumidor e não envia mensagens via whatsapp; o consumidor deve procurar a instituição pelos canais oficiais, veja quais são aqui https://www.procon.sp.gov.br/espaco-consumidor/

 

Veja também os outros alertas contra os golpes virtuais que estão sendo denunciados.

https://www.procon.sp.gov.br/procon-sp-alerta-para-golpe-da-troca-de-cartao/

 

https://www.procon.sp.gov.br/aviso-ao-consumidor/

 

https://www.procon.sp.gov.br/procon-sp-alerta-para-golpe-do-delivery/

 

Procon-SP

Assessoria de comunicação

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