Quarta-feira, 01 de maio de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Destaques do Consórcio - Sexta-feira, 05 de Março de 2021

Criador do logotipo do Consórcio ABC recorda elaboração da identidade visual da entidade

Marca foi desenvolvida pelo designer gráfico Chico Homem de Melo com objetivo de ilustrar a união e a força conjunta das sete cidades do Grande ABC

O principal desafio para a criação de uma identidade visual é definir um conceito adequado à representação da marca, caracterizando a personalidade de uma empresa em um símbolo. A tarefa de criar a representação gráfica do Consórcio Intermunicipal Grande ABC coube ao arquiteto, designer e professor universitário Chico Homem de Melo, responsável pela elaboração do logotipo do órgão que representa a união das sete cidades da região.

O símbolo do Consórcio ABC surgiu em 1992, quando o colegiado de prefeitos era presidido por Celso Daniel (1951-2002), prefeito de Santo André e idealizador da entidade regional, e tinha como coordenadora geral a professora Regina Pacheco, de quem o designer recebeu a missão.

Para criar o logotipo, Melo pensou em um voo ordenado de sete andorinhas, uma para cada cidade do Grande ABC, alinhadas para um mesmo sentido, em uma ação coletiva e combinada.

“As sete andorinhas, representando os sete municípios, funcionariam juntas, de uma maneira em que a ação conjunta delas é mais forte do que ação individual de cada uma”, afirmou o designer.

Melo explicou que, ao buscar uma cor marcante para o símbolo, optou pelo laranja. Como as andorinhas já faziam alusão à questão ambiental, pensou em também fazer referência à importância da indústria para a história da região.

A proposta apresentada pelo designer foi aprovada pelo colegiado de prefeitos e é utilizada há quase três décadas como a identidade visual do Consórcio ABC.

“O fato de ele ter sobrevivido para mim é uma satisfação. Sinal de que ele funcionou e encontrou ressonância na cultura local. Fico muito contente”, afirmou Melo.

Versão do sistema: 2.0.0 - 26/04/2024

Portal atualizado em: 30/04/2024 13:02:05