Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação
Libras
Mapa do Site

Sábado, 20 de abril de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Atendimento Atendimento: De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

logo
Sext
19/04
Chuva
Máx 22 °C
Min 14 °C
Índice UV
8.0
Sáb
20/04
Parcialmente Nublado
Máx 24 °C
Min 14 °C
Índice UV
8.0
Domi
21/04
Parcialmente Nublado
Máx 28 °C
Min 14 °C
Índice UV
8.0
Segu
22/04
Parcialmente Nublado
Máx 28 °C
Min 19 °C
Índice UV
8.0

Destaques do Consórcio - Segunda-feira, 12 de Abril de 2021

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Grande ABC vai receber equipamentos do Cemaden para áreas de risco de deslizamentos

Serão 15 plataformas geotécnicas para coleta de dados na região


Grande ABC vai receber equipamentos do Cemaden para áreas de risco de deslizamentos

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), fará a instalação de 15 plataformas de coleta de dados geotécnicas (PCDs geotécnicas) nas áreas de alto e muito alto risco de deslizamentos e movimentos de massa do Grande ABC.

Cada plataforma é composta por sensores geotécnicos e pluviômetro automático. Os equipamentos possibilitam o estabelecimento de correlação entre a quantidade de chuva e a umidade do solo, fatores que desencadeiam o deslizamento e movimento de massa nas encostas urbanas.

Para viabilizar o projeto, a equipe do Projeto RedeGeo, do Cemaden finalizou a identificação, em fevereiro deste ano, dos locais adequados para a instalação das plataformas em seis municípios do Grande ABC. O trabalho contou com apoio e parceria de especialistas e das Defesas Civis municipais. 

As PCDs geotécnicas serão instaladas em Santo André, São Bernardo do Campo, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. Sem áreas de risco alto e muito alto de deslizamentos, São Caetano do Sul não entrou na lista de instalação dos equipamentos do Projeto RedeGeo.

O geólogo Daniel Metodiev, pesquisador do Cemaden, explicou que alguns dos locais identificados poderiam ser considerados como estratégicos por ficarem na divisa entre várias áreas de risco alto a muito alto em dois municípios, representando assim várias áreas de risco em comunidades de alta vulnerabilidade.

“É muito importante salientar que todos estes locais propostos pelo Cemaden e pelas Defesas Civis do Grande ABC correspondem completamente com o mapeamento de risco geológico feito por diversas instituições de pesquisa, como o IPT, IG e CPRM, bem como cobrem todas as áreas de concentração de ocorrências registradas no banco de dados do Cemaden, ocorridas desde 2005”, explicou o pesquisador.

O secretário-executivo do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, Acacio Miranda, ressaltou que os novos equipamentos vão contribuir para reforçar o trabalho preventivo realizado pelas Defesas Civis municipais.

“O trabalho de prevenção inclui o mapeamento das áreas de risco, a localização e constatação de situações que possam culminar em desastres ou acidentes. Por meio desta iniciativa, o Cemaden coloca o Grande ABC como região prioritária para o monitoramento geológico”, afirmou Acacio Miranda. 

 

 

FacebookTwitterWhatsAppImprimir

534 Visualizações

Voltar para a listagem de notícias

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

SIGA NAS REDES SOCIAIS

FacebookInstagramTwitterYouTubeLinkedIn

CONTATO

Av. Ramiro Colleoni, 5
Centro
Santo André - SP
CEP: 09040-160
Telefone: (11) 4435-3555
E-mail: contato@consorcioabc.sp.gov.br

Ver Localização

Versão do sistema: 2.0.0 - 19/04/2024

Portal atualizado em: 19/04/2024 14:40:36

Consórcio Intermunicipal Grande ABC - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.