Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação
Libras
Mapa do Site

Terça-feira, 19 de março de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Atendimento Atendimento: De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

logo
Segu
18/03
Chuva
Máx 29 °C
Min 23 °C
Índice UV
11.0
Terç
19/03
Parcialmente Nublado
Máx 30 °C
Min 22 °C
Índice UV
11.0
Quar
20/03
Parcialmente Nublado
Máx 33 °C
Min 22 °C
Índice UV
11.0
Quin
21/03
Chuvas Isoladas
Máx 34 °C
Min 23 °C
Índice UV
11.0

Destaques do Consórcio - Quinta-feira, 22 de Abril de 2021

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Consórcio ABC e Governo do Estado definem plano de trabalho para cooperação em gestão de resíduos sólidos

Ações serão desenvolvidas em conjunto pela entidade regional e pela Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente


Consórcio ABC e Governo do Estado definem plano de trabalho para cooperação em gestão de resíduos sólidos

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC e o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (Sima), definiram o plano de trabalho destinado ao desenvolvimento de cooperação técnica para a gestão e gerenciamento de resíduos sólidos. A iniciativa é parte do protocolo de intenções firmado em 2020 entre a entidade regional e a pasta estadual.

Por meio do acordo, as duas partes vão cooperar tecnicamente e conjugar esforços, incluindo compartilhamento de experiências e desenvolvimento de ações estruturantes, com o objetivo de implementar as Políticas Nacional e Estadual de Resíduos Sólidos nos municípios consorciados, com ênfase na gestão integrada.

Os trabalhos a serem realizados incluem o planejamento e realização de encontro técnico sobre os instrumentos de planejamento e gestão, avanços na logística reversa e a discussão sobre a possibilidade de implementação de um projeto piloto na região, coordenado pelo Grupo de Trabalho (GT) Resíduos Sólidos do Consórcio ABC.

Também está prevista, por meio da Escola de Governo e Desenvolvimento Regional do Consórcio ABC, a capacitação de técnicos, gestores e sociedade civil das sete cidades com foco na educação e comunicação ambiental.

O plano de trabalho prevê ainda a participação do GT Resíduos Sólidos no processo de elaboração do plano regional de resíduos dos municípios da bacia hidrográfica do Alto Tietê.

O presidente do Consórcio ABC e prefeito de Santo André, Paulo Serra, destacou a importância da implementação das ações em benefício da sustentabilidade da região.

“A questão dos resíduos sólidos orgânicos é de fundamental importância para o Grande ABC. É imprescindível avançarmos nesse segmento tanto nas iniciativas do poder público quanto em educação ambiental, gerando comprometimento da população nas ações de saneamento e saúde”, afirmou Paulo Serra.

O coordenador executivo do Comitê de Integração de Resíduos Sólidos (CIRS), José Valverde, ressaltou que o Governo do Estado estabeleceu o foco na regionalização e nas novas rotas tecnológicas para promover avanços na agenda de resíduos sólidos.

“Nesse sentido, a orientação do secretário estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente de São Paulo, Marcos Penido, é que o Comitê de Integração de Resíduos Sólidos intensifique as ações integradas com os consórcios intermunicipais para promover e fortalecer as soluções consorciadas, conforme determina a Política Nacional de Resíduos Sólidos,” disse Valverde.

FacebookTwitterWhatsAppImprimir

344 Visualizações

Voltar para a listagem de notícias

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

SIGA NAS REDES SOCIAIS

FacebookInstagramTwitterYouTubeLinkedIn

CONTATO

Av. Ramiro Colleoni, 5
Centro
Santo André - SP
CEP: 09040-160
Telefone: (11) 4435-3555
E-mail: contato@consorcioabc.sp.gov.br

Ver Localização

Versão do sistema: 2.0.0 - 15/03/2024

Portal atualizado em: 18/03/2024 18:05:23

Consórcio Intermunicipal Grande ABC - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.