Quinta-feira, 18 de abril de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Chuvas Isoladas

Destaques do Consórcio - Quinta-feira, 22 de Abril de 2021

Consórcio ABC adere ao Projeto de Fortalecimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Assinado pelo presidente da entidade regional nesta quinta-feira (22/4), Dia da Terra, documento alinha região do ABC à Agenda 2030

O presidente do Consórcio Intermunicipal Grande ABC e prefeito de Santo André, Paulo Serra, assinou nesta quinta-feira (22/4) a adesão da entidade regional ao Projeto de Fortalecimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), financiado pela União Europeia em parceria com a Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Fundação Abrinq e Agenda Pública.

Com isso, os sete municípios representados pelo Consórcio ABC (Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra) se comprometem a disseminar a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

Entre outras ações, a entidade deverá mobilizar e articular atores-chave de organizações públicas, privadas e da sociedade civil para engajamento na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, disponibilizar equipe e condições para o desenvolvimento das atividades do projeto e implementar os ODS em instrumentos de planejamento e incorporar o desenvolvimento sustentável em ações e atividades já realizadas.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são um apelo universal da Organização das Nações Unidas à ação para acabar com a pobreza, proteger o planeta e assegurar que todas as pessoas tenham paz e prosperidade.

Os 17 ODS nasceram na Conferência das Nações Unidas sobre desenvolvimento sustentável no Rio de Janeiro em 2012. O objetivo foi produzir um conjunto de metas que suprisse os desafios ambientais, políticos e econômicos mais urgentes que nosso mundo enfrenta.

A temática  é um dos focos da entidade regional, que lançou por meio da Escola de Governo e Desenvolvimento Regional, em parceria com a FNP, o curso de formação em desenvolvimento sustentável com foco na agenda 2030 e nos ODS. Devido à grande procura, o curso deverá ter novas turmas abertas nos próximos meses.

O presidente do Consórcio ABC destacou que a região, mais uma vez, sai na frente ao formalizar essa adesão.

“Nossas ações diárias devem ser pautadas buscando o desenvolvimento sustentável. Nesta data em que comemoramos o Dia da Terra, marcada também pela abertura da Cúpula do Clima, reafirmamos nosso compromisso de unir os municípios do ABC no fortalecimento de políticas públicas de preservação do meio ambiente e melhoria de condições de vida para todos”, afirmou Paulo Serra.

O presidente da FNP e prefeito de Aracaju (SE), Edvaldo Nogueira, ressaltou que a adesão do Consórcio ABC integra uma série de ações inovadoras e integradas que são necessárias para enfrentar os desafios impostos pela pandemia.

“A adesão do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC ao Projeto de Fortalecimento da Estratégia ODS demonstra seu compromisso com os municípios. É uma grande oportunidade de conectar as cidades ao desenvolvimento sustentável, para a retomada da economia, do desenvolvimento sustentável e respeito ao meio ambiente”,  disse Edvaldo Nogueira.

Versão do sistema: 2.0.0 - 12/04/2024

Portal atualizado em: 17/04/2024 16:57:57