Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação
Libras
Mapa do Site

Quarta-feira, 24 de abril de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Atendimento Atendimento: De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

logo
Quar
24/04
Parcialmente Nublado
Máx 31 °C
Min 20 °C
Índice UV
7.0
Quin
25/04
Chuvas Isoladas
Máx 24 °C
Min 20 °C
Índice UV
7.0
Sext
26/04
Parcialmente Nublado
Máx 28 °C
Min 17 °C
Índice UV
7.0
Sáb
27/04
Parcialmente Nublado
Máx 31 °C
Min 21 °C
Índice UV
7.0

Destaques do Consórcio - Sexta-feira, 30 de Abril de 2021

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Governo do Estado apresenta ao Consórcio ABC estrutura dos grupos de fiscalização de áreas de mananciais

Instrumento de preservação foi tema de reunião do GT Meio Ambiente


Governo do Estado apresenta ao Consórcio ABC estrutura dos grupos de fiscalização de áreas de mananciais

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC recebeu uma apresentação sobre os Grupos de Fiscalização Integrada (GFIs), criados pelo Governo do Estado para as Áreas de Proteção e Recuperação de Mananciais (APRM). O instrumento de preservação foi tema de reunião do Grupo de Trabalho (GT) Meio Ambiente da entidade regional, realizada por meio de videoconferência.

O objetivo dos GFIs é incrementar as ações de proteção nas áreas de mananciais, responsáveis pela produção e conservação de água para o abastecimento humano, explicou Eliane Israelian, da Coordenadoria de Fiscalização e Biodiversidade da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente (Sima).

O Governo do Estado definiu quatro GFIs na Região Metropolitana de São Paulo: Alto Juquery​, Guarapiranga Sudoeste​, Alto Tietê Cabeceiras​ (com participação de Ribeirão Pires) e Billings (com participação de Santo André​, São Bernardo do Campo​, Diadema​, Ribeirão Pires​ e Rio Grande da Serra​). A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e Polícia Ambiental estão na composição de todos os grupos.

As atividades realizadas​ incluem reuniões entre o governo estadual e os municípios e ações de fiscalização integradas, além de perspectivas como o fomento ao desenvolvimento de projetos e o desenvolvimento de um sistema de proteção ambiental integrada.

O presidente do Consórcio ABC e prefeito de Santo André, Paulo Serra, afirmou que o instrumento de preservação está sendo estruturado a partir da união de esforços dos órgãos estaduais e municipais, com o objetivo de reforçar as ações de proteção nas áreas responsáveis pela produção e conservação de água do abastecimento humano.

“Os mananciais representam mais da metade da área do Grande ABC, por isso a preservação desse bem natural da nossa região é primordial. A atuação integrada entre os órgãos estaduais e municipais está sendo articulada para otimizar os esforços de fiscalização”, disse Paulo Serra.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

A pauta da reunião do GT Meio Ambiente contou ainda com uma apresentação da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) sobre o Projeto de Fortalecimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), financiado pela União Europeia em parceria com entidade municipalista, a Fundação Abrinq e a Agenda Pública. Na última quinta-feira (22/4), o Consórcio ABC aderiu à iniciativa que tem como objetivo a disseminação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

FacebookTwitterWhatsAppImprimir

495 Visualizações

Voltar para a listagem de notícias

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

SIGA NAS REDES SOCIAIS

FacebookInstagramTwitterYouTubeLinkedIn

CONTATO

Av. Ramiro Colleoni, 5
Centro
Santo André - SP
CEP: 09040-160
Telefone: (11) 4435-3555
E-mail: contato@consorcioabc.sp.gov.br

Ver Localização

Versão do sistema: 2.0.0 - 19/04/2024

Portal atualizado em: 24/04/2024 12:23:14

Consórcio Intermunicipal Grande ABC - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.