.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Destaques do Consórcio - Terça-feira, 11 de Maio de 2021

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Consórcio ABC vai integrar grupo técnico para desenvolvimento do Polo Petroquímico

Iniciativa foi discutida durante assembleia geral do colegiado de prefeitos


Consórcio ABC vai integrar grupo técnico para desenvolvimento do Polo Petroquímico

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC vai integrar o grupo técnico para o desenvolvimento do Polo Petroquímico de Capuava. A iniciativa foi discutida nesta terça-feira (11/5), durante assembleia geral do colegiado de prefeitos, realizada por videoconferêcia.

A pauta da reunião incluiu informações sobre a estrutura e atuação do Polo Petroquímico, além de dados sobre a indústria química agregada do Grande ABC, apresentados por Flávio Chantre, diretor de relações institucionais da Braskem, uma das 20 empresas nacionais e multinacionais nas áreas química, petroquímica e gás ​instaladas no local.

Criado em 1972​, o Polo Petroquímico de Capuava é responsável pelo fornecimento de insumos, matérias-primas e produtos estratégicos para todo o setor produtivo brasileiro​. Em 2020, o faturamento do Polo Petroquímico foi de R$ 9,5 bilhões. Em relação a empregos diretos e indiretos, o total é de 10 mil postos de trabalho, mantidos mesmo em um ano de pandemia.

“O Polo Petroquímico dinamiza cadeia produtiva nas sete cidades, indo muito além dos horizontes de Mauá e Santo André, onde está instalado. O Grande ABC representa 11,2% da indústria química agregada do Brasil, o que equivale a R$ 72,6 bilhões”, explicou Chantre.

Além disso, destacou que o Grande ABC tem importante peso no faturamento de segmentos como produtos de limpeza e afins (49%), tintas e vernizes (56%), transformação de borrachas (34%), fibras sintéticas e artificiais (32%) e higiene pessoal, perfumaria e cosméticos (24%).

“Isso mostra a força da indústria da região. No Polo Petroquímico, nosso objetivo é a sustentabilidade, atrair novos negócios e realizar uma atuação conjunta com as prefeituras e com o Governo do Estado”, disse Chantre.

Diante isso, acrescentou o executivo, o grupo técnico terá entre suas missões a formalização da área em que está instalado o Polo Petroquímico e a elaboração de um plano diretor e de um modelo de governo.

O presidente do Consórcio ABC e prefeito de Santo André, Paulo Serra, ressaltou que a comemoração dos 50 anos da criação do Polo, que serão completados em 2022, é uma oportunidade para reforçar a discussão sobre a importância da estrutura para a economia do Grande ABC.

“Os números apresentados ilustram a importância da presença do Polo Petroquímico para o desenvolvimento de emprego e renda nas sete cidades, assim como para toda a Região Metropolitana de São Paulo. O Consórcio ABC vai participar do grupo técnico e contribuir para a definição de um modelo de compliance para as empresas continuarem a investir no Grande ABC”, afirmou Paulo Serra.

Além da entidade regional, o grupo contará com a participação do Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC (Cofip ABC), além de sindicatos ligados ao setor e representantes das prefeituras e do Governo do Estado.

1007 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Consórcio Intermunicipal de Grande ABC - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.