Quarta-feira, 24 de abril de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Destaques do Consórcio - Sexta-feira, 14 de Maio de 2021

Consórcio ABC e UFABC pedem apoio a deputados federais para liberação de verbas de universidades

Em ofício, colegiado de prefeitos e universidade federal ressaltam que instituições tiveram corte no recursos de custeio

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC e a Universidade Federal do ABC (UFABC) estão solicitando apoio dos deputados federais eleitos por São Paulo para a liberação das verbas previstas para as instituições federais de ensino superior neste ano.

Em ofício aos parlamentares, o Consórcio ABC e a UFABC apontam que o corte aprovado pelo Congresso Nacional totaliza uma diminuição para este ano de R$ 1 bilhão em relação a 2020 no orçamento discricionário das universidades federais, o que representa redução de 18,16%.

O documento ressalta que o decréscimo atingiu todas as 69 universidades federais, mas com graus diferentes e sem critério conhecido, estando entre as universidades atingidas a UFABC.

O ofício afirma que as universidades têm operado no limite, dedicando-se a questões humanitárias durante a pandemia, inclusive com pelo menos três universidades federais desenvolvendo vacinas nacionais contra a Covid-19.

Além disso, desde o início da pandemia, a rede federal de hospitais universitários, formada por 50 hospitais vinculados a 35 universidades, disponibiliza mais de 2.000 para pacientes com Covid-19, sendo cerca de 1.300 leitos de enfermaria e em torno de 700 leitos de unidade de tratamento intensivo (UTI).

No caso específico da UFABC, a instituição de ensino cede espaço e colabora com a manutenção de um hospital de campanha em seu campus no município de Santo André, que suporta 190 leitos de enfermaria e UTI.

Diante desse cenário, o Consórcio ABC e a UFABC pedem a contribuição dos deputados para pleitear a autorização legislativa de descongelamento de 60% das verbas previstas na Lei Orçamentária Anual (2021), bem como a recomposição do orçamento destinado a todas as universidades federais do país aos níveis do orçamento de 2020.

O presidente do Consórcio ABC e prefeito de Santo André, Paulo Serra, ressaltou que é imprescindível reverter o corte de mais de 18% no orçamento das universidades federais para não inviabilizar suas atividades.

“Com 15 anos de serviços prestados à nossa região, a UFABC é a concretização de uma demanda histórica das sete cidades viabilizada por meio do Consórcio ABC. Queremos contar com a colaboração dos deputados federais de São Paulo para a liberação por completo da verba para todas as universidades federais do Brasil”, afirmou Paulo Serra.

Versão do sistema: 2.0.0 - 19/04/2024

Portal atualizado em: 22/04/2024 16:20:22