Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação
Libras
Mapa do Site

Quinta-feira, 18 de abril de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Atendimento Atendimento: De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

logo
Quar
17/04
Chuvas Isoladas
Máx 30 °C
Min 21 °C
Índice UV
8.0
Quin
18/04
Chuva
Máx 22 °C
Min 19 °C
Índice UV
8.0
Sext
19/04
Chuva
Máx 23 °C
Min 16 °C
Índice UV
8.0
Sáb
20/04
Parcialmente Nublado
Máx 25 °C
Min 16 °C
Índice UV
8.0

Destaques do Consórcio - Terça-feira, 18 de Maio de 2021

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Consórcio ABC e UFABC reforçam pleito para liberação de verbas de universidades a ministro e senadores

Colegiado de prefeitos e universidade federal alertam para os impactos do corte no recursos de custeio das instituições de ensino


Consórcio ABC e UFABC reforçam pleito para liberação de verbas de universidades a ministro e senadores

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC e a Universidade Federal do ABC (UFABC), com o objetivo de reforçar o pedido de liberação das verbas previstas para as instituições federais de ensino superior, estão solicitando também o apoio do Ministério da Educação e dos senadores eleitos por São Paulo.

O pleito foi encaminhado ao ministro da Educação, Milton Ribeiro, e aos senadores Alexandre Giordano, José Serra e Mara Gabrilli, com domicílio eleitoral no Estado de São Paulo. Além disso, também foram oficiados o senador Marcelo Castro, presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal, e a deputada federal Dorinha Rezende, presidente da Comissão de Educação na Câmara dos Deputados.

No documento enviado ao ministro e aos parlamentares, o Consórcio ABC e a UFABC apontam que o corte aprovado pelo Congresso Nacional totaliza uma diminuição para este ano de R$ 1 bilhão em relação a 2020 no orçamento discricionário das 69 universidades federais, o que representa redução de 18,16%.

O ofício afirma que as universidades têm operado no limite, dedicando-se a questões humanitárias durante a pandemia, inclusive com pelo menos três universidades federais desenvolvendo vacinas nacionais contra a Covid-19, além de 50 hospitais vinculados a 35 universidades que disponibilizam mais de 2.000 leitos para pacientes com Covid-19.

No caso específico da UFABC, a instituição de ensino cede espaço e colabora com a manutenção de um hospital de campanha em seu campus no município de Santo André, que suporta 190 leitos de enfermaria e unidade de tratamento intensivo (UTI).

O documento reforça a necessidade do descongelamento de 60% das verbas previstas na Lei Orçamentária Anual (2021), bem como a recomposição do orçamento destinado a todas as universidades federais do país aos níveis do orçamento de 2020.

Na semana passada, o Consórcio ABC e a UFABC encaminharam o mesmo pleito aos deputados federais eleitos por São Paulo.

O secretário-executivo do Consórcio ABC, Acacio Miranda, reforçou a necessidade de reverter o corte de mais de 18% no orçamento das universidades federais para garantir a continuidade das suas atividades.

“A situação é ainda mais preocupante durante a pandemia, num momento as universidades federais estão atuando também efetivamente na linha de frente do combate ao coronavírus”, afirmou Acacio Miranda.

FacebookTwitterWhatsAppImprimir

775 Visualizações

Voltar para a listagem de notícias

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

SIGA NAS REDES SOCIAIS

FacebookInstagramTwitterYouTubeLinkedIn

CONTATO

Av. Ramiro Colleoni, 5
Centro
Santo André - SP
CEP: 09040-160
Telefone: (11) 4435-3555
E-mail: contato@consorcioabc.sp.gov.br

Ver Localização

Versão do sistema: 2.0.0 - 12/04/2024

Portal atualizado em: 17/04/2024 16:57:57

Consórcio Intermunicipal Grande ABC - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.