Cidades do Grande ABC promovem ações para conscientizar população sobre segurança no trânsito - Consórcio Intermunicipal Grande ABC

Notícias

Foto: Divulgação/PMETRP

Cidades do Grande ABC promovem ações para conscientizar população sobre segurança no trânsito

Atividades na região marcam Maio Amarelo, mês dedicado para conscientizar a sociedade como evitar mortes e feridos no trânsito

24/05/2021

O Movimento Maio Amarelo surgiu em 2014 para conscientizar a sociedade sobre a importância de evitar mortes e feridos no trânsito, principalmente em grandes regiões metropolitanas. As cidades do Grande ABC, seguindo recomendação da Organização das Nações Unidas (ONU), também desenvolvem ações ao longo de todo este mês para alertar a população sobre a necessidade de manter uma relação de segurança e respeito no trânsito.

A educação de motoristas e pedestres é uma ferramenta fundamental para incentivar a mudança de comportamento da população nas ruas, afirmou a coordenadora do Grupo de Trabalho (GT) Mobilidade Urbana do Consórcio ABC, Andrea Brisida.

“As ações estão sendo desenvolvidas pelos municípios conforme as diretrizes estabelecidas pelo GT Mobilidade Urbana, que mantém a discussão sobre a segurança no trânsito como pauta regional permanente”, afirmou Andrea.

Neste ano, os municípios têm desenvolvido atividades virtuais e também presenciais. Em Santo André, a estratégia são campanhas digitais nas redes sociais voltadas à educação de trânsito para pedestres, motoristas e ciclistas alusivas ao Maio Amarelo.

Para destacar a importância do respeito e responsabilidade no trânsito, São Bernardo do Campo, Diadema e Ribeirão Pires realizam ações educativas para estimular hábitos mais conscientes em motoristas e motociclistas sobre a importância de se respeitar a circulação dos pedestres. O super-herói Mister Mão, protagonista das iniciativas de educação no trânsito do Consórcio ABC, também participou de atividades nas ruas.

Integrando as ações desenvolvidas da região, o Consórcio ABC transmitiu, em 6 de maio, uma live com o tema “Maio Amarelo - diálogos sobre a segurança no trânsito”, com participação de Nazareno Affonso, diretor nacional do Instituto Movimento Nacional pelo Direito ao Transporte Público de Qualidade para Todos (MDT), e de Ailton Brasiliense Pires, presidente da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP).

Tags

GT MOBILIDADE
POR DENTRO DOS GTS