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Empresa não responde notificação do Procon-SP e conduta será avaliada pela diretoria de fiscalização para adoção de outras providências cabíveis
O Procon-SP notificou o Peixe Urbano em 7 de maio para obter informações sobre o responsável pela empresa de serviços digitais, tais como telefone, endereço comercial e eletrônico, além de proposta para atendimento das queixas registradas por consumidores.
A empresa já havia sido notificada em fevereiro, mas além de não enviar resposta tem dificultado qualquer tentativa de comunicação, inclusive não retornando às demandas de consumidores que reclamam junto ao Procon-SP.
Reclamações
Em 2020 foram registradas 297 reclamações contra o Peixe urbano no Procon-SP, com índice de solução de 71%. Passados apenas quatro meses de 2021, os registros já ultrapassaram todo o ano anterior, 328. Os índices de solução foram 33% em janeiro e 43% em fevereiro. A empresa não apresenta mais respostas e as notificações eletrônicas são devolvidas automaticamente com mensagem de erro.
Desta forma, o Peixe Urbano será inserido na lista “Evite Esses Sites” do Procon-SP, assim como a conduta da empresa será encaminhada para diretoria de fiscalização para que avalie a adoção de outras providências com base no Código de Defesa do Consumidor.
“Evite Esses Sites”
As empresas que compõem a lista são fornecedores que tiveram reclamações de seus clientes registradas na Fundação, foram notificadas e não responderam ou não foram encontradas, impossibilitando qualquer tentativa de intermediação entre as partes ou abertura de processo administrativo. Também compõem essa lista, sites criados exclusivamente para enganar o consumidor, que não realizam comércio eletrônico de produtos e serviços.
“A principal queixa contra esses sites é a não entrega do produto no prazo, problema que, pode criar grandes aborrecimentos para os consumidores. Por isso, antes de fazer compras pela internet, é importante que o consumidor consulte essa lista para não correr o risco de ficar sem as suas compras”, alerta Fernando Capez, diretor executivo do Procon-SP.
Em caso de problemas com o comércio eletrônico, o consumidor do Estado de São Paulo pode registrar reclamação no site www.procon.sp.gov.br e em caso de estelionato registrar um Boletim de Ocorrência.
Assessoria de Comunicação da Fundação Procon-SP
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