.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Secretário estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente e presidente da Sabesp participaram de assembleia do Consórcio ABC
O Governo do Estado de São Paulo discutiu, nesta sexta-feira (11/6), temas relacionados à pauta ambiental das sete cidades com os prefeitos do Grande ABC. O secretário estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, e o presidente da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), Benedito Braga, participaram de assembleia do colegiado, realizada por videoconferência.
O secretário estadual defendeu que os consórcios são o instrumento básico para o desenvolvimento de políticas públicas.
“Temos entendido que é através dos consórcios que vamos conseguir implementar várias soluções para áreas como resíduos sólidos e saneamento básico. Nós ganhamos em escala no momento em que temos soluções integradas”, afirmou.
O presidente da Sabesp apresentou um panorama sobre os reservatórios que compõem o sistema integrado que abastece a Região Metropolitana de São Paulo.
“Em função das obras realizadas nos últimos anos, a capacidade de tratamento de água aumentou, graças à maior interligação, dando mais robustez e resiliência ao nosso sistema de distribuição de água. Além de aumentarmos a capacidade produção, o consumo médio reduziu, pois a população passou a consumir a água de uma forma muito mais racional e eficiente”, explicou Braga.
Também foi destacada a importância da criação e regulamentação do Grupo de Fiscalização Integrada (GFIs), criado pelo Governo do Estado para as Áreas de Proteção e Recuperação de Mananciais (APRM). O Grande ABC integra o GFI Billings, instrumento previsto na lei específica do reservatório (Lei Estadual 13.579/2009).
A pauta da reunião também incluiu a questão dos resíduos sólidos. Para o secretário estadual, o tema deve ser trabalhado no âmbito dos consórcios, com o objetivo de alcançar sinergia e logística maiores.
“A destinação dos resíduos sólidos também deve ser trabalhada de forma conjunta nos consórcios, buscando destinos finais comuns e também a ampliação da reciclagem, da compostagem e da geração de energia. Com ações integradas é possível aumentar a geração de emprego e renda, estimulando a economia circular”, afirmou Penido.
O presidente do Consórcio ABC e prefeito de Santo André, Paulo Serra, ressaltou a importância da atuação integrada com o Governo do Estado nesta temática e lembrou que a entidade regional foi idealizada inicialmente para trabalhar questões ambientais para as sete cidades.
“A discussão sobre o meio ambiente é uma pauta permanente no Consórcio ABC há mais de 30 anos, justamente por ser um tema tratado com extrema importância pelas sete cidades. É fundamental contarmos com o Governo do Estado para reforçamos o trabalho desenvolvido regionalmente”, afirmou Paulo Serra.