Sexta-feira, 26 de abril de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Educação - Sexta-feira, 25 de Junho de 2021

Consórcio ABC capacita agentes das sete cidades para a Operação Estiagem

Treinamento incluiu formação teórica e prática para atuação em ocorrências de incêndios em vegetação

Consórcio ABC capacita agentes das sete cidades para a Operação Estiagem

Agentes de Defesa Civil e gestores das sete cidades participaram, nesta sexta-feira (25/6), de uma oficina preparatória para a Operação Estiagem 2021. Promovido pela Escola de Governo e Desenvolvimento Regional do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, em parceria com o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil Estadual, o treinamento incluiu formação teórica e prática para atuação em ocorrências de incêndios em vegetação.

Realizado no Parque Estoril, em São Bernardo do Campo, o curso é voltado para a época do ano marcada principalmente por queimadas em áreas de vegetação, baixa umidade relativa do ar, quedas bruscas de temperatura e baixa vazão dos mananciais.

Além de capacitar os agentes municipais para o combate a incêndio em vegetação, o treinamento abordou formas de dar o suporte necessário ao público afetado caso haja algum incidente, além de promover integração dos órgãos envolvidos neste tipo de ocorrência.

A capacitação contou com a apresentação de uma série de equipamentos de proteção individual (EPIs), que foram utilizados durante as demonstrações. Também foi apresentada uma viatura equipada com o sistema CAF (espuma com ar comprimido, na sigla em inglês), usada para controlar ou extinguir um incêndio.

O treinamento foi ministrado pelo coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, Luiz Rodolfo. “Reunimos as Defesas Civis dos sete municípios para capacitá-los em como lidar, na prática , com as ocorrências de incêndio em vegetação que atingem o país nesta época do ano”, explicou.

A coordenadora do Grupo de Trabalho (GT) Gestão de Riscos do Consórcio ABC, Priscila de Oliveira, destacou a importância do curso. “Os agentes das Defesas Civis do Grande ABC realizaram mais uma etapa de qualificação e capacitação. É um treinamento que precisa ser contínuo, por isso é fundamental o apoio do Consórcio ABC, do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil Estadual”, afirmou.

Versão do sistema: 2.0.0 - 26/04/2024

Portal atualizado em: 25/04/2024 18:56:20