Grande ABC prepara plano de ação para desenvolver políticas públicas regionais consorciadas - Consórcio Intermunicipal Grande ABC

Notícias

Grande ABC prepara plano de ação para desenvolver políticas públicas regionais consorciadas

Encontro faz parte do Projeto Articuladores Regionais, desenvolvido por Sebrae e FGV com apoio do Consórcio ABC

15/07/2021

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC participou, nesta quinta-feira (15/7), do encontro de formulação do plano de ação do Projeto Articuladores Regionais, desenvolvido pelo Serviço Apoio As Micros Empresas São Paulo (Sebrae) e pela Fundação Getulio Vargas (FGV), com apoio da entidade regional.

O evento ocorreu no Centro de Formação de Professores Clarice Lispector, em Santo André. Representando o colegiado de prefeitos do Grande ABC, o prefeito de Mauá, Marcelo Oliveira, classificou o momento atual como desafiador e ressaltou a importância da união dos sete municípios para superar os efeitos da pandemia.

“O Consórcio é uma ferramenta reconhecida no Brasil e no mundo como exemplo no desenvolvimento de políticas públicas que dão resultado. O pós-pandemia será muito desafiador, mas os sete prefeitos estão entusiasmados e contam com o Consórcio como uma ferramenta fundamental para a nossa região”, afirmou.

O prefeito também destacou ainda os investimentos do Governo Federal em mobilidade urbana recebidos por Rio Grande da Serra e a construção pelo Governo do Estado do acesso do Complexo Jacu-Pêssego, em Mauá, ao Rodoanel, articulados por meio do órgão que representa a união das sete prefeituras da região.

O encontro integrou o Projeto Articuladores Regionais e o Programa Consórcio Empreendedor. Representantes das sete cidades tiveram acesso a detalhes do plano de ação desenhado pelas equipes do Sebrae e da FGV, produzido com o objetivo de contemplar principais desafios apontados pelos principais atores da região no primeiro evento da iniciativa, realizado em 20 de maio, quando foi apresentado um mapeamento técnico com os principais indicadores da região.

O evento validou e customizou o plano de ação conforme as impressões dos atores regionais, em quatro eixos temáticos: inclusão produtiva, compras públicas, desburocratização e governança.

O Programa Consórcio Empreendedor vai oferecer aos municípios uma série de produtos para o planejamento e execução de políticas públicas.

Tags

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO