Sábado, 20 de abril de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Destaques do Consórcio - Terça-feira, 31 de Agosto de 2021

Consórcio ABC é destaque em lançamento de Mapa dos Consórcios Intermunicipais de São Paulo

Estudo traz informações voltadas para acadêmicos, profissionais do terceiro setor e instituições públicas

Os 30 anos de atuação do Consórcio Intermunicipal Grande ABC em benefício das sete cidades da região foi um dos destaques, nesta terça-feira (30/8), do lançamento do Mapa dos Consórcios Intermunicipais do Estado de São Paulo.

A pesquisa, desenvolvida pela Oficina Municipal, em parceria com a Fundação Konrad Adenauer, traz informações qualitativas e quantitativas acerca de 49 consórcios intermunicipais paulistas. O objetivo do estudo é atender a demanda por informações de distintos públicos, como acadêmicos, profissionais do terceiro setor e instituições públicas.

O secretário-executivo do Consórcio ABC, Acacio Miranda, destacou programas e projetos desenvolvidos diretamente pelo colegiado de prefeitos, assim como iniciativas instaladas na região pelos governos estadual e federal graças à articulação realizada pela entidade.

“Desde o primeiro momento, o Consórcio ABC tem um caráter multifinalitário. A entidade surgiu para discutir a questão dos resíduos sólidos, mas a partir daí os prefeitos perceberam que a atuação conjunta e consorciada dos sete municípios seria essencial para o desenvolvimento da região”, afirmou Acacio Miranda.

O estudo aponta que o órgão que reúne as sete prefeituras da região atua em diversas frentes em prol do desenvolvimento econômico e social de uma das mais importantes regiões industriais do país.

“Sua história é marcada pelo papel de articulação que o consórcio assumiu na região do Grande ABC. Muitas parcerias e diversas interações foram realizadas graças à participação direta do consórcio, seja tanto responsável pelo desenvolvimento de projetos como pelo papel institucional articulador de diferentes entidades dos setores público, privado e do terceiro setor, buscando a sinergia necessária para a execução prática de projetos”, diz o Mapa dos Consórcios Intermunicipais.

O evento de lançamento da pesquisa também contou com a participação de Arthur Silva Cheib, Ana Luisa de Camargo Pinheiro, José Mario Brasiliense e Carneiro Eder dos Santos Brito, organizadores do estudo.

Também participaram do encontro virtual o deputado Mauro Bragato, coordenador da Frente Parlamentar em Apoio aos Consórcios e Associações Intermunicipais; o deputado federal Geninho Zuliani, presidente da Frente Parlamentar Mista dos Consórcios Públicos; além de representantes de outros consórcios intermunicipais paulistas.

Versão do sistema: 2.0.0 - 19/04/2024

Portal atualizado em: 19/04/2024 14:40:36