Grande ABC recebe primeira atividade do Programa Consórcio Empreendedor do Sebrae - Consórcio Intermunicipal Grande ABC

Notícias

Grande ABC recebe primeira atividade do Programa Consórcio Empreendedor do Sebrae

Evento reuniu secretários municipais e gestores públicos de Assistência Social, Desenvolvimento Econômico e Segurança Alimentar

21/09/2021

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC recebeu, nesta terça-feira (21/9), a primeira atividade do Programa Consórcio Empreendedor, desenvolvido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

O objetivo da iniciativa desenvolvida pelo instituto é dar escala regional às políticas públicas de desenvolvimento de base empreendedora, por meio da integração de municípios, beneficiando a melhoria do ambiente de negócios.

O evento desta terça-feira, realizado na sede do colegiado de prefeitos, reuniu secretários municipais e gestores públicos das áreas de Assistência Social, Desenvolvimento Econômico e Segurança Alimentar.

A atividade teve como destaque o fortalecimento das políticas de inclusão produtiva e contou com a participação do gerente regional do Sebrae Grande ABC, Paulo Cereda, do secretário-executivo do Consórcio ABC, Acacio Miranda, e de consultores especializados.

Durante o encontro, foram apresentadas as etapas de desenvolvimento do programa. A iniciativa prevê a sensibilização e capacitação de gestores e atores locais, assim como a elaboração e execução de planos locais de inclusão produtiva.

O gerente regional do Sebrae afirmou que, diante de dados que apontam metade da população economicamente ativa sem emprego no país, é necessário pensar em formas de incluir as pessoas no mercado.

“O programa será desenvolvido em três principais produtos. O primeiro é a sensibilização e capacitação dos gestores, comunidades, sociedade civil para a temática. Em seguida, o objetivo é criar planos de ação. A terceira etapa é a execução desses planos”, explicou Cereda.

O secretário-executivo do Consórcio ABC destacou a importância da parceria com o Sebrae para viabilizar a iniciativa.

“Agradecemos ao Sebrae por mais esse trabalho em benefício do desenvolvimento econômico da nossa região. O aprimoramento da cooperação regional é um dos principais objetivos do programa e também do Consórcio ABC, que sempre conta com a presença e o comprometimento dos secretários e gestores municipais”, afirmou Acacio Miranda.

Tags

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO