Consórcio ABC pede auxílio a Estado e União para ampliação de atendimento ambulatorial - Consórcio Intermunicipal Grande ABC

Notícias

Consórcio ABC pede auxílio a Estado e União para ampliação de atendimento ambulatorial

Prefeitos mantiveram, até o momento, volta às aulas na região e funcionamento do comércio sem restrições

11/01/2022

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC enviará ofícios aos governos estadual e federal para suporte no aumento de atendimento ambulatorial nas sete cidades, com credenciamento de leitos. A medida foi deliberada durante assembleia extraordinária do colegiado de prefeitos, realizada nesta terça-feira (11/1) por videoconferência.

A decisão considera o crescimento na procura por prontos-socorros e Unidades Básicas de Saúde devido ao aumento da ocorrência de síndromes gripais e de Covid-19.

O presidente do Consórcio ABC e prefeito de Santo André, Paulo Serra, destacou que as prefeituras estão unindo esforços para aumentar a capacidade de atendimento na região.

“Graças à vacinação, os casos estão sendo mais leves, com menos reflexos em leitos, internações, e óbitos, mas a maior procura está sendo pelo primeiro atendimento, o ambulatorial”, afirmou Paulo Serra.

Os prefeitos mantiveram, até o momento, a volta às aulas na região, marcada para a segunda semana de fevereiro, e o funcionamento do comércio sem restrições. A evolução dos casos de síndromes gripais e de Covid-19 será avaliada em reuniões semanais pelo colegiado.

O Consórcio ABC solicita ainda uma análise ao Comitê Científico da Covid do governo estadual sobre a limitação de público em eventos esportivos que provocam aglomeração, como a Copa São Paulo de Futebol Júnior e o Campeonato Paulista. A entidade regional também pede apoio à Capital para que as medidas sejam tomadas em conjunto.

Tags

ASSEMBLEIA GERAL