Quinta-feira, 28 de março de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Destaques do Consórcio - Segunda-feira, 24 de Janeiro de 2022

Consórcios da Grande São Paulo pedem ajuda ao Governo do Estado

Pleito foi deliberado em reunião virtual com presidentes de entidades intermunicipais

Consórcios da Grande São Paulo pedem ajuda ao Governo do Estado

Os consórcios públicos da Região Metropolitana de São Paulo decidiram pedir apoio ao Governo do Estado para a ampliação da capacidade hospitalar e ajuda financeira aos municípios, além de cobrar providências sobre as dificuldades enfrentadas na viabilidade de vagas de internação no sistema Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (Cross).

O pleito foi deliberado na noite desta segunda-feira (24/1), durante reunião virtual entre os presidentes das entidades intermunicipais. O presidente do Consórcio Intermunicipal Grande ABC e prefeito de Santo André, Paulo Serra (prefeito de Santo André), e o secretário-executivo Acácio Miranda representaram as sete cidades na videoconferência.

Também participaram do encontro o presidente do Consórcio Intermunicipal da Região Oeste (Cioeste) e prefeito de Osasco, Rogério Lins, e o secretário-executivo Jorge Lapas, o presidente do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) e prefeito de Guarulhos, Guti Costa, e o secretário-executivo Adriano Leite, além do presidente do Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste (Conisud) e prefeito de Embu das Artes, Ney Santos, e a secretária-executiva Brígida Sacramento.

“Esta é uma iniciativa extremamente importante, dada a representatividade da Região Metropolitana de São Paulo. Como os serviços ambulatoriais foram afetados com a alta de casos de influenza em conjunto com os de Covid-19, a ajuda é fundamental para que os municípios continuem atendendo a população”, afirmou Paulo Serra.

Juntos, os consórcios representam 38 municípios da Região Metropolitana. De acordo com dados da Secretaria Estadual da Saúde, a taxa atual de ocupação de leitos de UTI Covid na Grande São Paulo é de 65,5%, enquanto a enfermaria chega a 67%.

Versão do sistema: 2.0.0 - 22/03/2024

Portal atualizado em: 27/03/2024 18:50:40