Consórcio ABC conhece estande de virtual da GCM de São Paulo - Consórcio Intermunicipal Grande ABC

Notícias

Foto: Divulgação/GCM SP

Consórcio ABC conhece estande de virtual da GCM de São Paulo

Visita organizada pelo GT Segurança Pública contou com a participação de integrantes das Guardas Civis Municipais do Grande ABC

12/05/2022

Representantes do Consórcio Intermunicipal Grande ABC conheceram, nesta quinta-feira (12/5), o estande de tiro virtual da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo, instalado na Academia de Formação em Segurança, na Zona Leste da Capital. 

A visita técnica, organizada pelo Grupo de Trabalho (GT) Segurança Pública da entidade regional, contou com a participação de instrutores de tiro, comandantes, subcomandantes e inspetores das Guardas Civis Municipais do Grande ABC. 

O grupo foi recepcionado pelo inspetor Superintendente Euclides Conradim, que apresentou a estrutura organizacional da GCM da Capital, assim como os programas e os projetos desenvolvidos.

Inaugurado em 2015, o estande de tiro virtual gerou uma economia de R$ 3 milhões à Prefeitura de São Paulo com a compra de munições. Além disso, permite a preservação da saúde e integridade dos instrutores da equipe de tiro, evitando o contato com o chumbo e outras substâncias tóxicas, inaladas a cada disparo, o que ocorre com o método tradicional.

As aulas são realizadas pela equipe de instrutores de tiro real da academia, devidamente capacitados pela empresa fornecedora. As instruções são dadas por meio de simulação de disparo de armas de fogo, com alvos fixos e móveis, além de vídeos com situações operacionais reais, o que possibilita o controle da ansiedade ao GCM.

Os guardas civis do Grande ABC tiveram a oportunidade de experimentar a tecnologia. Utilizado para preparar os agentes para os disparos reais, o equipamento permite aumentar o desempenho do guarda e consolidar os fundamentos de tiro.

Após conhecer o sistema, a intenção é propor um projeto regional para viabilizar a instalação de um equipamento semelhante na região, afirmou o diretor de Programas e Projetos do Consórcio ABC, Pedro Heredia. 

“Conhecemos a experiência da GCM da Capital e vamos buscar reproduzir o treinamento de tiro virtual no Grande ABC. Esse equipamento permite uma economia de insumos muito significativa, além de contar com treinamento físico e acompanhamento psicológico que contribuem para reforçar a segurança durante a atuação dos guardas civis”, disse Heredia.

Tags

GT SEGURANÇA PÚBLICA