Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação
Libras
Mapa do Site

Sexta-feira, 29 de março de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Atendimento Atendimento: De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

logo
Quin
28/03
Chuva
Máx 24 °C
Min 19 °C
Índice UV
10.0
Sext
29/03
Parcialmente Nublado
Máx 25 °C
Min 19 °C
Índice UV
10.0
Sáb
30/03
Parcialmente Nublado
Máx 26 °C
Min 19 °C
Índice UV
10.0
Domi
31/03
Parcialmente Nublado
Máx 27 °C
Min 18 °C
Índice UV
10.0

Destaques do Consórcio - Terça-feira, 17 de Maio de 2022

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Grande ABC promove ações de conscientização sobre o Dia Internacional Contra a Homofobia

Iniciativas na região enfatizam a importância do enfrentamento da LGBTfobia e o respeito à diversidade sexual


Grande ABC promove ações de conscientização sobre o Dia Internacional Contra a Homofobia

O dia 17 de maio é conhecido como o Dia Internacional de luta contra a homofobia, data que se tornou um marco na luta pelos direitos civis da população LGBTQIA+ e visa conscientizar a sociedade sobre o respeito e o enfrentamento à discriminação vivenciado por essa população. Para lembrar a importância do enfrentamento da LGBTfobia, as cidades do Grande ABC promovem ações para enfatizar o respeito à diversidade sexual.

Entre as iniciativas, a Prefeitura de Diadema lançou uma campanha para retificar nomes de pessoas trans. A ação, denominada “Diadema: Meu Nome Importa”, foi criada para atender, por meio do ambulatório DiaTrans, da Secretaria de Saúde, as pessoas que querem realizar a retificação de nome e gênero e não sabem a quem recorrer. Em 19 de maio, às 19h, o município promove, na Fábrica de Cultura, o lançamento do webdocumentário “Somos Plurais: Vidas Trans Importam”.

Em Mauá, a Prefeitura reativou neste mês o Conselho Municipal de Direitos Humanos e Cidadania LGBTQIA+, que tem como missão discutir e sugerir as políticas públicas que garantam os direitos dessa população.

A Prefeitura de Ribeirão Pires realiza uma série de ações para marcar a data. A programação  tem início nesta terça-feira, às 16h, com a reinauguração da Faixa da Diversidade nas proximidades da Vila do Doce. Entre outras iniciativas, a cidade promove, em 28 de maio, o 4º Festival da Diversidade, considerado o maior do gênero no Grande ABC.

Outra iniciativa na região é a roda de conversa “Respeitar as diferenças é fazer justiça”, que acontece na próxima sexta-feira (20/5), às 19h, na sede do Consórcio Intermunicipal Grande ABC (Av. Ramiro Colleoni, 5, Centro, Santo André). O evento terá a apresentação do mapeamento da população trans das sete cidades.
 
O enfrentamento da LGTFobia no Grande ABC também conta com ouvidorias nos sete municípios para o recebimento de denúncias. A iniciativa, pioneira do gênero no Estado de São Paulo, foi viabilizada por meio de convênio firmado entre o Consórcio ABC e a Secretaria Estadual da Justiça e Cidadania.

O coordenador do Grupo do LGBTQIA+ do Consórcio ABC, Robson de Carvalho, afirmou que, entre avanços e retrocessos, ainda existem muitos obstáculos a serem ultrapassados para garantir o pleno direito à população LGBTQIA+.

“Como cumpridores dos nossos deveres, também devemos ter a garantia dos direitos do respeito, a fim de garantir a inserção da população LGBTQIA+ nas políticas públicas de nossos municípios. Temos de combater qualquer tipo de preconceito para eliminarmos a lesbofobia, homofobia, transfobia e bifobia da nossa região”, afirmou. 

FacebookTwitterWhatsAppImprimir

1129 Visualizações

Voltar para a listagem de notícias

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

SIGA NAS REDES SOCIAIS

FacebookInstagramTwitterYouTubeLinkedIn

CONTATO

Av. Ramiro Colleoni, 5
Centro
Santo André - SP
CEP: 09040-160
Telefone: (11) 4435-3555
E-mail: contato@consorcioabc.sp.gov.br

Ver Localização

Versão do sistema: 2.0.0 - 29/03/2024

Portal atualizado em: 27/03/2024 18:50:40

Consórcio Intermunicipal Grande ABC - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.