Grande ABC promove ações para difundir mês do Meio Ambiente - Consórcio Intermunicipal Grande ABC

Notícias

Foto: Helber Aggio/PSA

Grande ABC promove ações para difundir mês do Meio Ambiente

Conscientização ambiental é destaque em ações realizadas pelas prefeituras da região

06/06/2022

O mês de junho é o principal período do ano, em todo o mundo, para estimular a sociedade a preservar os recursos naturais. As ações são realizadas em referência ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado oficialmente em 5 de junho desde 1972. No Grande ABC, as prefeituras desenvolvem uma série de iniciativas em prol da conscientização ambiental.

Em Santo André, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e do Serviço Municipal de Saneamento Ambiental (Semasa), promove uma série de atividades ao longo do mês, como eventos, minicursos, visitas monitoradas e concurso de fotografia.

A Prefeitura de São Bernardo do Campo realiza atividades até a próxima sexta-feira (10/6). Além disso, reforça a campanha de arrecadação de óleo de cozinha usado, sensibilizando a mobilização para coleta e destinação adequada do resíduo e seu reuso para evitar, por exemplo, a contaminação do solo.

Em São Caetano do Sul, a Prefeitura entrega aos alunos do ensino infantil e fundamental uma cartilha interativa sobre a temática, que será trabalhada em sala de aula. A programação conta ainda com o evento Pedal Sustentável, realizado na Rua de Lazer da Avenida Presidente Kennedy, aos domingos de junho, das 10h às 16h.

A Prefeitura de Diadema iniciou uma extensa programação ainda em maio, ressaltando a importância de uma relação de respeito e harmonia com a natureza. A programação teve como um dos principais destaques a palestra do presidente do Instituto Brasileiro de Sociologia Aplicada (IBSA), Cesar Callegari, na última segunda-feira (30/5). As atrações também incluíram sessão de cinema, visitas ao Jardim Botânico e ao Borboletário, localizados no Jardim Inamar.

A Prefeitura de Mauá também preparou uma série de atividades em homenagem à data. As atrações incluem exposições no saguão do Teatro Municipal (Rua Gabriel Marques, 353, Centro) e apresentações artísticas no local, além de trilhas ecológicas no Parque da Gruta de Santa Luzia e oficinas temáticas.

Em Ribeirão Pires, estão previstas diversas atividades ambientais durante todo o mês de junho, com o objetivo de cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estipulados pelas Nações Unidas. A programação tem como destaques as ações Educação de Qualidade, Água Limpa e Saneamento, Energia Limpa e Acessível, Ação contra a mudança global do clima, entre outras.

Em Rio Grande da Serra, o foco da Prefeitura são ações junto às escolas, com a distribuição de mudas e educação ambiental nas redes de ensino.

O presidente do Consórcio Intermunicipal Grande ABC e prefeito de Santo André, Paulo Serra, destacou a importância das ações ao longo do mês do Meio Ambiente.

“O mês de junho é uma grande oportunidade de repensarmos atitudes, assim como sistemas de produção e consumo. É fundamental desenvolver ações sustentáveis, com foco na preservação de recursos naturais, para garantir a manutenção da qualidade de vida da nossa região e da nossa gente”, afirmou Paulo Serra.

Tags

MEIO AMBIENTE