Quinta-feira, 28 de março de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Destaques do Consórcio - Quinta-feira, 09 de Junho de 2022

Consórcio ABC participa de evento da UFABC sobre dinâmicas territoriais e desigualdades na região

Evento virtual reuniu pesquisadores da instituição de ensino e gestores públicos das sete cidades

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC participou, nesta quinta-feira (9/6), da apresentação dos resultados da pesquisa Dinâmicas territoriais e desigualdades na Região do Grande ABC, desenvolvida pela Universidade Federal do ABC (UFABC).

O trabalho, coordenado pelo professor Jeroen Klink, levantou informações relacionadas com a atualização do mapeamento de assentamentos precários da região apontados no Diagnóstico Habitacional da Região do Grande ABC, publicado pelo Consórcio ABC em 2016.

O estudo da UFABC também abordou a acessibilidade a oportunidades de emprego e equipamentos de educação e saúde, assim como a insegurança hídrica nos assentamentos precários. Além disso, reuniu índices de acessibilidade a empregos, equipamentos de saúde e educação, revelando a desigualdade de acesso a essas oportunidades em distintas áreas do Grande ABC e entre diferentes grupos populacionais.

Os trabalhos, apresentados por videoconferência, foram conduzidos pelos professores Diego Bogado Tomasiello, Flavia Feitosa, Cláudia Virgínia Souza, Luciana Ferrara, Vanessa Empinotti e Rosana Denaldi, entre outros pesquisadores. O evento virtual reuniu gestores de diferentes áreas da prefeitura, incluindo Habitação, Planejamento, Educação, Gestão de Riscos e Saúde.

Moderadora do encontro, a coordenadora de Programas e Projetos do Consórcio ABC Sandra Malvese destacou a qualidade dos trabalhos apresentados. “É muito importante fortalecer a aproximação com a UFABC. Por meio da união de esforços temos acesso a mais dados para aprimorar políticas públicas, desenvolver projetos de pesquisa e termos referências para a tomada de decisões”, afirmou.

Versão do sistema: 2.0.0 - 22/03/2024

Portal atualizado em: 27/03/2024 18:50:40