Fórum da Indústria do ABC define estratégias para o fortalecimento do setor na região - Consórcio Intermunicipal Grande ABC

Notícias

Foto: Adonis Guerra

Fórum da Indústria do ABC define estratégias para o fortalecimento do setor na região

Primeira discussão do Fórum ocorreu nesta quarta-feira (15/6)

15/06/2022

O Fórum da Indústria do ABC, voltado à retomada do setor nas sete cidades, teve a primeira reunião na manhã desta quarta-feira (15/6), no Senac Santo André e contou com a participação de aproximadamente 60 representantes dos setores público e privado da região.

Lançado em maio, durante o evento “Futuro da Indústria no ABC”, organizado pela Agência de Desenvolvimento Econômico Grande ABC e com apoio do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, o fórum permanente tem por objetivo conectar atores, discutir e fortalecer o setor na região, além de propor ações nos governos municipal, estadual e federal.

Nesta quarta-feira, os participantes definiram que o Fórum irá debater a indústria através de temas estruturantes, que são: Competitividade; Tecnologia e Inovação; Gestão; Investimento; Financiamento e Incentivos; Formação Profissional; Infraestrutura; Sustentabilidade; Regulamentação.  Por fim, foi decidido pelos integrantes a formalização de um Pacto Regional e encontros setoriais, com início previsto para o mês de agosto.

Segundo o presidente da Agência, Aroaldo Oliveira da Silva, a próxima reunião ocorrerá em 6 de julho, para alinhar o Pacto Regional e o calendário dos encontros setoriais.

“Na próxima reunião faremos um esboço do que será o Pacto Regional pela Indústria, bem como um calendário para a realização dos encontros setoriais e dialogar sobre discussões de linhas de crédito através do Desenvolve SP, Investe SP e BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), focadas em inovação para a manutenção e desenvolvimento da indústria do ABC, apresentando medidas concretas através deste Fórum”, disse.

Cristiano Souza, coordenador de Competitividade da Indústria, Comércio e Serviços da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, destacou a importância de o setor público estar presente neste debate e propor soluções.

“Todo mundo quer jogar junto, quer desenvolver junto e o Governo do Estado é participante para auxiliar nesse processo. Eu acredito que o poder público deve ser um agente importantíssimo nessa discussão. Também gostaria de continuar participando do Fórum, e propor também as soluções que nós temos na secretaria para cumprirmos essa agenda e trazermos muitos ganhos para a região”, comentou Cristiano.

Para o presidente-executivo da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), Ciro Marino, o Grande ABC possui um mundo de oportunidades, que deve ser explorado. “Se nós organizarmos as indústrias de base, seguramente teremos maior competitividade com todas as indústrias que estão adiante. Aqui no ABC nós temos um mundo de indústrias, além de um polo (petroquímico) onde tudo nasce, ou seja, nós temos uma oportunidade muito grande pela frente”, disse.

Mauro Miranda, superintendente de Negócios do Desenvolve SP, explanou sobre as oportunidades para a região junto aos programas do Estado. “Queremos promover duas agendas com a Agência. Uma voltada especificamente para as linhas de financiamento tradicionais, com toda a carteira que o Desenvolve SP atua hoje, bem como uma segunda rodada que deve trazer o tema de sustentabilidade, com todas as linhas de crédito para o segmento”, afirmou.

(Com informações da Agência de Desenvolvimento Econômico Grande ABC)

Tags

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO