Cidades do ABC começam a liberar vacina contra a gripe para toda a população - Consórcio Intermunicipal Grande ABC

Notícias

Foto: Helber Aggio/PSA

Cidades do ABC começam a liberar vacina contra a gripe para toda a população

Prefeituras antecipam vacinação contra a Influenza para o público em geral, com idade acima de 6 meses

21/06/2022

Os municípios do Grande ABC começam a liberar, a partir desta terça-feira (21/6), a imunização contra a Influenza para o público em geral, com idade acima de 6 meses. 

A ampliação da imunização contra a gripe coincide com a chegada do inverno, período em que aumenta a incidência dos casos de síndromes gripais e a procura pelos serviços de saúde. A vacina é a forma mais segura e eficaz de prevenção contra a doença, das suas complicações, além de evitar a circulação dos vírus. A imunização protege também pessoas que não podem receber a vacina, como recém-nascidos e imunodeprimidos.

A vacina contra a influenza é trivalente, composta pelos vírus H1N1, a cepa B e o H3N2, do subtipo Darwin, que causou os surtos localizados no final do ano passado. 

As ações de imunização são realizadas conforme as particularidades de cada município da região e as estratégias desenvolvidas pelas prefeituras, conforme a disponibilidade dos imunizantes enviados pelo Ministério da Saúde e encaminhados pela Secretaria Estadual da Saúde às prefeituras.

O presidente do Consórcio Intermunicipal Grande ABC e prefeito de Santo André, Paulo Serra, ressaltou que oferecer a vacina contra influenza para todos os públicos, a partir de 6 meses de idade, permite ampliar a proteção da população.

"Planejamento e infraestrutura que nos permitem ampliar os cuidados com a nossa gente. Com o início do inverno, as síndromes gripais se intensificam", afirmou Paulo Serra.

Tags

SAÚDE