Sexta-feira, 29 de março de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Destaques do Consórcio - Quarta-feira, 24 de Agosto de 2022

Grande ABC ganha primeira Câmara Municipal sustentável do Brasil

Novo conceito da sede do Legislativo de Ribeirão Pires atende aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

Grande ABC ganha primeira Câmara Municipal sustentável do Brasil

A Câmara de Ribeirão Pires tornou-se, nesta quarta-feira (24/8), o primeiro parlamento municipal sustentável do Brasil, atendendo aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

A conquista é fruto do Programa Agenda 2030 - Desafios e Caminhos, desenvolvido pela Câmara de Ribeirão Pires e pela Agência de Desenvolvimento Econômico ABC, com apoio do Consórcio Intermunicipal Grande ABC.

O novo conceito do Legislativo Municipal foi apresentado pelo presidente da Casa de Leis, Guto Volpi. Entre as intervenções implementadas, a sede do Legislativo ribeirãopirense passa a contar com geração de energia limpa, maior acessibilidade, solo permeável com instalação de jardim de chuva e reuso de água, arborização frutífera com o plantio de árvores adultas e a substituição gradual da frota de automóveis por veículos elétricos.

Também como parte do Programa Agenda 2030, foi implementado o projeto Museu de Arte de Rua (MAR), com o objetivo de valorizar o espaço urbano e o fortalecimento do turismo cultural na cidade.

Representando o colegiado de prefeitos, o vice-presidente do Consórcio ABC e prefeito de Ribeirão Pires, Clovis Volpi, destacou que o munícipio é precursor do movimento e pode servir de referência para outras câmaras municipais.

“Há que se pensar no amanhã. O futuro do nosso planeta, da nossa sociedade, dos nossos filhos, netos e bisnetos depende disso”, afirmou Volpi.

Ao fim do evento, o presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico, Aroaldo da Silva, apresentou uma carta de compromisso da região para a ampliação de políticas públicas e ações privadas, com o objetivo de atingir os 17 objetivos da ONU para erradicar a pobreza e proteger o meio ambiente e o clima, além de garantir paz e prosperidade para as pessoas.

O documento foi firmado por representantes dos municípios da região, da Agência de Desenvolvimento, do Consórcio ABC, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), do Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC (Cofip ABC), Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Versão do sistema: 2.0.0 - 29/03/2024

Portal atualizado em: 27/03/2024 18:50:40