Sexta-feira, 29 de março de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Destaques do Consórcio - Quinta-feira, 01 de Setembro de 2022

Consórcio ABC reforça campanha Setembro Amarelo de prevenção do suicídio

Iniciativa mundial busca conscientizar e estimular as pessoas a cuidarem da saúde mental

Consórcio ABC reforça campanha Setembro Amarelo de prevenção do suicídio

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC reforça o apoio à campanha Setembro Amarelo. A iniciativa mundial tem o objetivo de promover a conscientização sobre a prevenção do suicídio e estimular as pessoas a cuidarem da saúde mental.

No Brasil, a campanha é uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), com a proposta de associar a cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro).

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que, anualmente, são registrados aproximadamente um milhão de casos de óbitos por suicídio em todo o mundo. No Brasil, de acordo com a ABP, os casos superam 13 mil por ano, mas o número pode ser ainda maior devido a subnotificações.

Fundado em 1962, o CVV realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo, por meio do telefone 188, além de e-mail e chat 24 horas todos os dias.

O presidente do Consórcio ABC e prefeito de Santo André, Paulo Serra, afirmou que o objetivo da campanha Setembro Amarelo é ressaltar sempre o valor da vida.

“Precisamos orientar e conscientizar a sociedade sobre a prevenção do suicídio. Saber reconhecer os sinais de alerta e adotar hábitos saudáveis ajuda a salvar vidas. É imprescindível ter cuidado e empatia com quem está vulnerável, assim como estimular a busca por auxílio profissional”, disse Paulo Serra.

Versão do sistema: 2.0.0 - 29/03/2024

Portal atualizado em: 27/03/2024 18:50:40