Sábado, 01 de outubro de 2022 Telefone (11) 4435-3555

Planejamento e Finanças - Terça-feira, 13 de Setembro de 2022

Consórcio ABC promove encontro de atualização com professores de tiro defensivo

Evento reuniu 32 professores das Guardas Civis Municipais autorizados a ministrarem aulas do método nos sete municípios

Consórcio ABC promove encontro de atualização com professores de tiro defensivo

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC promoveu, nesta terça-feira (13/9), um encontro de atualização com professores do Curso de Formação de Professores de Tiro Defensivo na Preservação da Vida, conhecido como Método Giraldi, metodologia reconhecida internacionalmente pelo Comitê da Cruz Vermelha e pela Organização das Nações Unidas (ONU).

O evento na sede do Consórcio ABC reuniu 32 professores das Guardas Civis Municipais (GCMs) formados pela entidade regional e autorizados a ministrarem aulas do método nos sete municípios. O encontro foi conduzido pelo major Edson Lima, secretário-adjunto de Segurança Cidadã de Santo André.

Criada em 1997 pelo coronel da reserva Nilson Giraldi, a técnica de ensino de tiro consiste em simular situações que podem ser vivenciadas durante o trabalho. Mais do que uma simples instrução, trata-se de uma doutrina que prepara policiais e guardas civis para servir e proteger a sociedade e a si mesmos. No Método Giraldi, o procedimento é regra, enquanto o disparo é exceção.

O encontro abordou as principais questões do Método Giraldi, considerado uma doutrina que prepara homens e mulheres para tratar o cidadão com respeito e para defender a vida, antes mesmo de formar o guarda civil municipal.

“A arma de fogo só pode ser disparada em situações em que se torne necessário e indispensável. É uma medida extrema, o último recurso. Isso só poderá ser feito quando for estritamente inevitável e para proteger vidas inocentes, incluindo a do guarda civil”, ressaltou o major Edson Lima.

Portal atualizado em: 30/09/2022 11:13:14