Sexta-feira, 29 de março de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Cultura - Segunda-feira, 21 de Novembro de 2022

Câmara de Santo André aprova moção de aplausos ao 15º Congresso de História do Grande ABC

Evento regional organizado pelo Consórcio ABC ocorreu entre 9 e 12 de novembro

A Câmara Municipal de Santo André aprovou moção de aplauso pela realização da 15ª edição do Congresso de História e de Estudos Regionais do Grande ABC. O município foi sede do evento regional, que ocorreu entre 9 e 12 de novembro.

A homenagem, proposta pelo vereador Ricardo Alvarez, destacou que o Congresso de História discutiu aspectos referentes a diversidade de identidades existentes, como culturais, étnicas, ideológicas, entre outras, que influenciaram diretamente ou indiretamente na formação, tanto das estruturas sociais quanto das urbanísticas, em especial, as periféricas.

A moção de reconhecimento cita ainda a extensa programação do evento regional, que contou com conferências, palestras, atividades culturais, mostra de filmes rodas de conversas, entre outras atividades

“Eventos com este merecem nossos aplausos e devem ser incentivados pois estimulam a reflexão em torno da memória e do cotidiano regional além de aprofundar nossos conhecimentos sobre as origens e identidades dos habitantes de nossa região”, afirma o texto aprovado pelo Legislativo andreense.

O 15º Congresso de História e de Estudos Regionais do Grande ABC foi organizado pelo Grupo Temático História e Memória do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, com o apoio das sete prefeituras da região.

O evento regional comemorou mais de 30 anos de existência e teve como tema “As múltiplas identidades do Grande ABC”. A primeira edição da iniciativa foi realizada em 1990, também em Santo André.  Desde então, uma nova edição é realizada em uma das cidades do Grande ABC, seguindo a ordem alfabética dos municípios.

Versão do sistema: 2.0.0 - 29/03/2024

Portal atualizado em: 27/03/2024 18:50:40