.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Instrumento prevê o planejamento das ações da instituição de ensino para os próximos dez anos
O Consórcio Intermunicipal Grande ABC participou, nesta terça-feira (29/11), de seminário sobre o novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade Federal do ABC (UFABC). O evento ocorreu no campus Santo André da instituição de ensino.
O seminário apresentou a relatoria das mesas realizadas no IV Congresso da UFABC, realizado de 8 a 10 de novembro. Os relatores trouxeram os temas-chave que subsidiarão e conduzirão as discussões do PDI, que prevê o planejamento das ações da universidade para os próximos dez anos.
O PDI é um documento para nortear as ações da UFABC quanto ao seu desenvolvimento e maneiras de lidar com certos assuntos, como o ensino, a pesquisa, a extensão, as políticas afirmativas, entre outros.
Em sua fala, o reitor da UFABC, Dácio Matheus, Reitor Dácio, explicou que o instrumento tem entre seus destaques a cooperação em rede, o enfrentamento às desigualdades, a educação de qualidade, as transformações das relações de trabalho, e a aproximação da universidade dos agentes públicos, dos setores produtivos e da sociedade civil.
“É preciso compreender a universidade como um equipamento cultural e não só de ensino, pesquisa e extensão”, afirmou.
A coordenadora do Grupo de Trabalho (GT) Educação do Consórcio ABC e secretária da pasta em Diadema, Ana Lúcia Sanches, participou do evento representando os secretários das sete cidades.
Nas suas considerações, a coordenadora do GT destacou a necessidade de a universidade incluir nas suas pesquisas as infâncias como sujeitos de direito, as juventudes, a educação inclusiva e a construção de métricas sociais.
Além disso, reforçou a demanda do GT Educação para a criação do curso de Pedagogia, visando atender às necessidades de formação inicial e continuada de professores no Grande ABC. Ana Lúcia também solicitou apoio da UFABC para o monitoramento do Plano Regional de Educação.