Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação
Libras
Mapa do Site

Sexta-feira, 29 de março de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Atendimento Atendimento: De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

logo
Quin
28/03
Chuva
Máx 24 °C
Min 19 °C
Índice UV
10.0
Sext
29/03
Parcialmente Nublado
Máx 25 °C
Min 19 °C
Índice UV
10.0
Sáb
30/03
Parcialmente Nublado
Máx 26 °C
Min 19 °C
Índice UV
10.0
Domi
31/03
Parcialmente Nublado
Máx 27 °C
Min 18 °C
Índice UV
10.0

Administração - Terça-feira, 20 de Dezembro de 2022

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Marcelo Oliveira é eleito novo presidente do Consórcio ABC

Pleito também define José de Filippi Júnior como vice-presidente da gestão 2022 da entidade regional


Marcelo Oliveira é eleito novo presidente do Consórcio ABC

O prefeito de Mauá, Marcelo Oliveira, foi eleito nesta terça-feira (20/12) presidente do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, sucedendo no cargo, a partir de 1º de janeiro, o prefeito de Santo André, Paulo Serra.

O pleito ocorreu em Assembleia Geral do colegiado, que reuniu os sete prefeitos da região. O prefeito de Diadema, José de Filippi Júnior, foi escolhido para ser o vice-presidente da entidade regional.

Com o resultado da eleição, Mauá volta a assumir a presidência do órgão intermunicipal pela segunda vez e após 22 anos.

“O Consórcio Intermunicipal Grande ABC é o mais importante órgão representativo da nossa região. Agradeço a todos os prefeitos das cidades vizinhas pelo apoio confiado a mim. Juntos vamos lutar pelas sete cidades, buscando protagonismo e desenvolvimento para o Grande ABC”, afirmou Marcelo Oliveira.

Retomada do protagonismo

A atual gestão foi marcada pela retomada do protagonismo do Consórcio ABC, reforçando o pioneirismo da entidade como órgão de governança e com papel central de atuação regional nas mais diversas áreas, em especial durante o combate à pandemia de Covid-19.

A ação do Consórcio ABC auxiliou o município de Rio Grande da Serra durante a pandemia por meio da liberação de recursos para aquisição de insumos e medicamentos. Além disso, graças à atuação da entidade, a região conquistou novos leitos de UTI e respiradores, reforçando a capacidade de atendimento e preservando vidas.

Outra conquista foi o programa Acolhe Grande ABC, uma parceria com a iniciativa privada para o acolhimento temporário de mulheres e meninas em situação de violência doméstica nas sete cidades, bem como seus filhos e filhas menores de 18 anos.

A entidade termina o ano reafirmando seu protagonismo em projetos importantes para os municípios consorciados, tirando do papel demandas históricas da região. Somente de recursos estaduais, foram conquistados cerca de R$ 2 bilhões, que serão destinados a obras como a recuperação da Avenida dos Estados, a construção do piscinão Jaboticabal, o custeio do Hospital Nardini, em Mauá, a retomada das obras do Hospital Santa Luzia, em Ribeirão Pires, entre outros investimentos.

Em 2019, no primeiro ano do prefeito de Santo André, Paulo Serra, à frente da entidade, um dos principais desafios foi reunificar a entidade regional. Na época, Diadema tinha deixado o órgão regional e São Caetano e Rio Grande da Serra estavam prestes a sair. Com um novo modelo de gestão, o colegiado se uniu e foi fortalecido. Também a partir daquele ano, houve redução da contribuição mensal dada por cada cidade ao Consórcio, que passou de 0,17% para 0,15% do orçamento.

O atual formato de estrutura do Consórcio ABC está em vigor desde fevereiro de 2010, quando a entidade passou a ser o primeiro consórcio multissetorial de direito público e natureza autárquica do país, durante a gestão do então presidente do colegiado e prefeito de Ribeirão Pires, Clovis Volpi.

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC entrou em recesso na última segunda-feira (19/12) e reabriu nesta terça-feira excepcionalmente para a realização da Assembleia Geral. A entidade retomará os trabalhos em 2 de janeiro, quando será realizada a primeira Assembleia Geral do ano sob a nova gestão.

Clique aqui para assistir ao vídeo de balanço das atividades do Consórcio ABC em 2022.

 

Foto: Evandro Oliveira/PMM

 

FacebookTwitterWhatsAppImprimir

2232 Visualizações

Voltar para a listagem de notícias

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

SIGA NAS REDES SOCIAIS

FacebookInstagramTwitterYouTubeLinkedIn

CONTATO

Av. Ramiro Colleoni, 5
Centro
Santo André - SP
CEP: 09040-160
Telefone: (11) 4435-3555
E-mail: contato@consorcioabc.sp.gov.br

Ver Localização

Versão do sistema: 2.0.0 - 29/03/2024

Portal atualizado em: 27/03/2024 18:50:40

Consórcio Intermunicipal Grande ABC - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.