Sábado, 20 de abril de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Meio Ambiente - Segunda-feira, 26 de Dezembro de 2022

Consórcio ABC conquista usina móvel de resíduos da construção civil

Equipamento, que poderá ser utilizado pelas cidades consorciadas, pode triturar até 100 toneladas de resíduos por hora, transformando-os em brita para recuperação de ruas, guias e sarjetas

Consórcio ABC conquista usina móvel de resíduos da construção civil

O Grande ABC passa a contar com uma usina móvel para resíduos da construção civil, conquistada pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC junto ao Governo do Estado. O equipamento poderá ser utilizado por todas as cidades que integram a entidade.

Avaliada em R$ 3,2 milhões, a usina abrange um caminhão tipo cavalo mecânico conjugado a um equipamento móvel de reciclagem com capacidade para triturar de 80 a 100 toneladas de resíduos por hora.

O triturador de entulhos produz brita de dois tamanhos diferentes, que pode ser usada para várias finalidades, inclusive recuperação de ruas, guias e sarjetas.

O equipamento também possui separador magnético, que separa ferro, prego, metais, dentre outros. Esses materiais podem ser vendidos ou reutilizados, de acordo com a necessidade das prefeituras consorciadas.

Além disso, as laterais da usina móvel podem ser transformadas em tela de cinema, para exibição de filmes e oficinas de educação ambiental para os alunos das redes municipais de ensino.

O equipamento foi conquistado pelo Consórcio ABC por meio do programa do SP+Consórcios, iniciativa do Governo do Estado para estimular a formação de parcerias voltadas para ações empreendedoras no estado de São Paulo, potencializando o desenvolvimento regional por meio do fortalecimento dos consórcios intermunicipais.

O presidente do Consórcio ABC e prefeito de Santo André, Paulo Serra, destacou que a conquista da usina móvel para a região comprova que o Governo do Estado prioriza o fortalecimento da união de prefeituras por meio do trabalho consorciado.

“O Consórcio ABC encerra o ano reafirmando seu protagonismo na viabilização de políticas públicas em benefício da nossa região. Há mais de 30 anos, quando a entidade foi criada, o primeiro tema debatido foi a destinação dos resíduos sólidos. Hoje estamos dando um passo concreto muito importante para avançarmos nessa questão”, afirmou Paulo Serra.

A título de exemplo, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) gasta, em média, R$ 500 mil por mês com limpeza dos pontos de acúmulo de entulho existentes na cidade. Com a nova usina, o município vai conseguir processar cerca de 30% deste material proveniente da construção civil, o que pode gerar uma economia anual de R$ 1,8 milhão apenas no município.

“Com o equipamento, as cidades consorciadas poderão reaproveitar o entulho em obras e outras intervenções realizadas pelas prefeituras, gerando mais economia para os cofres públicos”, explicou Paulo Serra.

Representante do Governo do Estado, o coordenador do programa SP+Consórcios, Rafael Goffi, ressaltou que o equipamento soluciona o problema de espaço com entulho nos municípios.

“Essa usina móvel tem a função de triturar todo o entulho, transformando-o em brita que pode ser utilizada pelas prefeituras. O equipamento permite que os municípios solucionem essa questão em conjunto. É a solução de um grande problema,” explicou Goffi.

Com a conquista da nova usina, o Consórcio ABC fecha o ano reforçando seu papel de liderança em projetos importantes para os municípios consorciados, tirando do papel demandas históricas da região.

Considerando somente a articulação com o Governo do Estado, a entidade reforçou demandas das sete cidades e trouxe, nos últimos dois anos, cerca de R$ 2 bilhões que serão destinados a obras como a construção do piscinão Jaboticabal, o custeio do Hospital Nardini, em Mauá, a retomada das obras do Hospital Santa Luzia, em Ribeirão Pires, a recuperação da Avenida dos Estados, entre outros investimentos.

Foto: Angelo Baima/PSA

Versão do sistema: 2.0.0 - 19/04/2024