Quinta-feira, 25 de abril de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Educação - Sexta-feira, 28 de Abril de 2023

Consórcio ABC lança movimento de união pela paz nas escolas

No Dia Internacional da Educação, evento reuniu lideranças regionais para fomentar diálogo entre alunos e comunidade e enfrentar a violência

Consórcio ABC lança movimento de união pela paz nas escolas

Com o objetivo de sensibilizar a sociedade para a promoção da cultura de paz nas escolas da região, o Consórcio Intermunicipal Grande ABC lançou, nesta sexta-feira (28/4), um movimento de união entre poder público, sociedade civil e entidades privadas. O lançamento da iniciativa ocorreu no evento Ação Paz nas Escolas, realizado no Teatro Municipal de Mauá.

Realizado no Dia Internacional da Educação, o evento reuniu lideranças regionais para fomentar um ambiente de paz, por meio do diálogo entre alunos e comunidade, e enfrentar o problema da violência nos estabelecimentos de ensino. A ação foi organizada pelo Grupo de Trabalho (GT) Educação do Consórcio ABC, com apoio da Universidade Federal do ABC (UFABC).

O presidente do Consórcio ABC e prefeito de Mauá, Marcelo Oliveira, afirmou que a união de representantes dos poderes públicos municipais, das Guardas Civis Municipais (GCMs), do Governo do Estado, dos Legislativos Estadual e Federal, da comunidade escolar e de toda a sociedade é fundamental para buscar alternativas contra a violência e para demonstrar que as escolas devem ser locais de paz.

“A educação transforma vidas. É necessário que caminhemos de mãos dadas para superar essa fase. Precisamos dialogar para deixar as diferenças de lado, pois a principal convergência que temos é a de cuidar de nossas crianças e jovens, maiores bens que temos na vida”, ressaltou.

Durante o encontro, alunos representantes das unidades escolares das redes municipais de ensino da região apresentaram o Manifesto ABC Escola Lugar de Paz, elaborado pelos próprios estudantes.

No documento, os estudantes pedem que as escolas sejam espaços sem brigas e promovam o diálogo, a manifestação do pensamento, o debate democrático, a paz, o respeito à diversidade, além de contarem com ambientes acolhedores e bem conservados.

“A escola deve ser, acima de tudo, um lugar de paz. Independentemente da idade, devemos todos fazer parte deste movimento pelo ensino, pela igualdade e pela garantia de direitos para todos nós, crianças e jovens, em nossa região, no país e no mundo”, afirma o Manifesto ABC Escola Lugar de Paz, lida pela aluna Beatriz Bottaro Souza, da Escola Municipal Engenheiro Carlos Rohm, de Ribeirão Pires.

O evento contou também com a presença dos prefeitos de Ribeirão Pires, Guto Volpi, e de Rio Grande da Serra, Penha Fumagalli, do deputado estadual Rômulo Fernandes, do dirigente regional de Ensino de Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, Edson Donizetti Porto, do secretário-executivo do Consórcio ABC, Mário Reali, da coordenadora do GT Educação e secretária da pasta em Diadema, Ana Lúcia Sanches, e dos secretários de Educação de Mauá, José Luiz Cassimiro, de Ribeirão Pires, Rosi de Marco, e de Rio Grande da Serra, Alessandra Barchhini, representantes das polícias Civil e Militar, das GCMs, dos Conselhos Tutelares, do Fórum Regional de Educação, entre outras autoridades.

Foto: Evandro Oliveira/PMM

Versão do sistema: 2.0.0 - 25/04/2024