Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação
Libras
Mapa do Site

Terça-feira, 23 de abril de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Atendimento Atendimento: De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

logo
Terç
23/04
Parcialmente Nublado
Máx 30 °C
Min 18 °C
Índice UV
7.0
Quar
24/04
Parcialmente Nublado
Máx 31 °C
Min 20 °C
Índice UV
7.0
Quin
25/04
Parcialmente Nublado
Máx 24 °C
Min 18 °C
Índice UV
7.0
Sext
26/04
Parcialmente Nublado
Máx 28 °C
Min 18 °C
Índice UV
7.0

Planejamento e Finanças - Terça-feira, 23 de Maio de 2023

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Consórcio ABC recebe ex-ministro Nelson Machado para debater reforma tributária

Economista participou da elaboração dos textos em tramitação no Congresso Nacional


Consórcio ABC recebe ex-ministro Nelson Machado para debater reforma tributária

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC recebeu, nesta terça-feira (23/5), o economista Nelson Machado, ex-ministro do Planejamento e da Previdência Social, para discutir a reforma tributária com gestores e técnicos dos municípios da região. O tema foi pauta de reunião ampliada do Grupo de Trabalho (GT) Finanças da entidade regional.

Diretor do Centro de Cidadania Fiscal (CCIF) e professor da Fundação Getulio Vargas (FGV), Machado liderou a construção do texto da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 45, na Câmara dos Deputados, e prestou suporte técnico para a elaboração da PEC 110, no Senado Federal, que tratam da simplificação do sistema tributário.

O economista explicou que a reforma tributária consiste em uma proposta de alteração das leis que determinam os impostos e tributos que devem ser pagos pelos contribuintes, assim como a sua forma de cobrança em todo o território nacional. O objetivo das PECs em tramitação no Congresso é tornar o sistema tributário mais transparente e simplificar o processo de arrecadação sobre a produção e a comercialização de bens e a prestação de serviços, base tributável atualmente compartilhada pela União, estados, Distrito Federal e municípios.

“Ao comparar as duas PECs, 90% dos textos têm a mesma proposta. A diferença é que a PEC 45 prevê um imposto único, enquanto a 110 fala em um tributo federal e outro subnacional, de estados e municípios”, explicou Machado.

O ex-ministro ressaltou que as propostas desoneram a cadeia produtiva, pois têm como princípios a simplicidade, a neutralidade e a não cumulatividade. “A matriz brasileira é hoje baseada em incentivos fiscais. Com essa mudança, temos condições de reorganizar a cadeia produtiva, desonerar as empresas e trazer mais segurança jurídica para elas, além de acabar com a guerra fiscal”, ressaltou Machado.

O secretário-executivo do Consórcio ABC, Mário Reali, destacou a importância de detalhar as propostas de reforma tributária aos gestores e técnicos municipais. “A reforma tributária tem ganhado cada vez mais destaque no noticiário nacional, diante de um entendimento sobre a necessidade de aperfeiçoamento no sistema tributário do país. Por isso, é fundamental contarmos com informações detalhadas sobre as propostas em tramitação”, afirmou Reali.

A reunião também contou com representantes de prefeituras do Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo (Cioeste) e do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

 

FacebookTwitterWhatsAppImprimir

1375 Visualizações

Voltar para a listagem de notícias

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

SIGA NAS REDES SOCIAIS

FacebookInstagramTwitterYouTubeLinkedIn

CONTATO

Av. Ramiro Colleoni, 5
Centro
Santo André - SP
CEP: 09040-160
Telefone: (11) 4435-3555
E-mail: contato@consorcioabc.sp.gov.br

Ver Localização

Versão do sistema: 2.0.0 - 19/04/2024

Portal atualizado em: 22/04/2024 16:20:22

Consórcio Intermunicipal Grande ABC - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.