Quarta-feira, 01 de maio de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Administração - Segunda-feira, 17 de Julho de 2023

Consórcio ABC participa de reunião entre prefeito da Capital e consórcios públicos da Grande São Paulo

Encontro integra a preparação para a retomada do Conselho de Desenvolvimento Metropolitano

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC participou, nesta segunda-feira (17/7), da reunião entre o prefeito da Capital, Ricardo Nunes, e os consórcios públicos da Região Metropolitana de São Paulo. O encontro, realizado no gabinete do prefeito paulistano, integra a preparação para a retomada do Conselho de Desenvolvimento Metropolitano, demanda defendida pelo Consórcio ABC.

O presidente da entidade regional e prefeito de Mauá, Marcelo Oliveira, representou o colegiado de prefeitos do Grande ABC na reunião e defendeu a retomada do Conselho Metropolitano como espaço de articulação das políticas públicas dos governos dos 39 municípios da Grande São Paulo e do governo estadual. O último encontro do grupo ocorreu ainda sob a presidência de Bruno Covas (1980-2021), então prefeito da Capital.

Com o objetivo de reativar o grupo, os presidentes dos consórcios públicos e o prefeito da Capital debateram pautas comuns da região metropolitana. A expectativa é formalizar a reativação do Conselho Metropolitano em agosto, em evento no Palácio dos Bandeirantes, com presença do governador Tarcísio de Freitas.

O presidente do Consórcio ABC ressaltou a importância de fortalecer a agenda metropolitana. “Discutimos temas importantes, como saúde, mobilidade urbana, saneamento básico, além do PDUI (Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado). Juntos, os 39 prefeitos da Região Metropolitana têm mais força para buscar melhorias paras as nossas cidades”, afirmou Oliveira.

Nas próximas semanas, serão definidas as pautas e as demandas dos consórcios públicos a serem apresentadas na reunião com o governador, com a expectativa de incluí-las no Plano Plurianual (PPA) do Governo do Estado, que está em fase de elaboração.

A reunião também contou a participação do presidente do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto do Tietê (Condemat) e prefeito de Mogi das Cruzes, Caio Cunha; do presidente do Consórcio Intermunicipal da Região Oeste (Cioeste) e prefeito de Vargem Grande Paulista, Josué Ramos;  do presidente do Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande São Paulo (Conisud) e prefeito de Juquitiba, Ayres Scorsatto; da vice-prefeita de Franco de Rocha, Lorena Oliveira, representando o Consórcio Intermunicipal dos Municípios da Bacia do Juqueri (Cimbaju); e do prefeito de Cotia, Rogério Franco, presidente em exercício do Conselho Metropolitano, além de secretários-executivos dos consórcios públicos da Grande São Paulo.

Versão do sistema: 2.0.0 - 26/04/2024

Portal atualizado em: 30/04/2024 13:02:05