.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Encontro debateu questões como ancestralidade, religião, tradições, cultura, saúde, educação e segurança alimentar
O Consórcio Intermunicipal Grande ABC promoveu, na quinta-feira (3/8), o Seminário Conceitual sobre os Povos Tradicionais de Matriz Africana, organizado pelo Grupo de Trabalho (GT) Igualdade Racial.
O encontro apresentou e discutiu conceitos inerentes aos povos e comunidades tradicionais de matriz africana, considerando questões como ancestralidade, religião, tradições, cultura, saúde, educação e segurança alimentar.
O evento teve como palestrantes Íyálorisà Adriana t’Omolú, coordenadora nacional e estadual do Fórum Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional dos Povos Tradicionais de Matriz Africana (Fonsanpotma), e Odecidãrewa – Mãe Zana Oliveira, articuladora política estadual dos Povos de Matriz Africana de São Paulo.
O coordenador do GT Igualdade Racial, João Moreira, conhecido como Mestre Pelé, destacou a importância da capoeira, considerada um dos maiores símbolos da cultura brasileira, por unir dança, luta, música e cultura africana.
“A capoeira, luta criada pelos negros escravizados como forma de defesa, hoje vem para a sociedade com o conceito de esporte, cultura, educação e inclusão, colocando todos na mesma roda, em forma de igualdade com disciplina e respeito”, afirmou.