.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Planejamento e Finanças - Terça-feira, 15 de Agosto de 2023

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Comitê Gestor do Polo Petroquímico apresenta plano de trabalho ao Consórcio ABC

Iniciativa tem como objetivo criação de um modelo institucional que promova a governança entre empresas, governo e sociedade civil


Comitê Gestor do Polo Petroquímico apresenta plano de trabalho ao Consórcio ABC

A Assembleia Geral do Consórcio Intermunicipal Grande ABC recebeu, nesta terça-feira (15/8), a apresentação do plano de trabalho do Comitê Gestor de Governança do Polo Petroquímico do ABC. Criado há um ano a partir dos decretos firmados pelas prefeituras de Santo André e Mauá, o grupo definiu metas, atividades, prazos e responsáveis para uma série de ações.

O objetivo da iniciativa é a criação de um modelo institucional que promova a governança entre empresas, governo e sociedade civil, estimulando a ampliação de investimentos e melhorias no planejamento urbano e viário do espaço. Além disso, visa fomentar iniciativas que privilegiem programas de saúde, segurança industrial e meio ambiente para proporcionar uma relação positiva e uma convivência harmônica entre indústrias e moradores do entorno do Polo.

Entre as metas estão a atualização dos marcos regulatórios de zoneamento de Santo André, Mauá e da Capital, assim como a institucionalização do Polo Petroquímico no âmbito do Estado de São Paulo. Também estão previstas ações para a implementação de políticas que contribuam com a competitividade das empresas do polo, permitindo a manutenção das operações existentes e a atração de novas empresas e laboratórios para a região.

O presidente do Consórcio ABC e prefeito de Mauá, Marcelo Oliveira, afirmou que o plano de trabalho é um marco na história do Polo Petroquímico do Grande ABC, pois é uma medida fundamental para garantir a manutenção dos empregos, com responsabilidade social e com olhar especial voltado à segurança e à saúde da população.

“O Polo Petroquímico do Grande ABC é o primeiro do país, gerando atualmente mais de 10 mil empregos e somando um faturamento bruto de R$ 10 bilhões ao ano. Apesar disso, não há legislações estadual ou federal que reconheçam o espaço. Mauá e Santo André fizeram isso recentemente por meio de decretos, mas falta o reconhecimento oficial, por exemplo, da cidade de São Paulo, onde o polo também está presente. Outra questão importante é o adensamento populacional nas áreas de influência do polo”, explicou Oliveira.

O Comitê Gestor do Polo Petroquímico é composto pelo Consórcio ABC, prefeituras de Santo André, Mauá e São Paulo, Comitê de Fomento do Polo Petroquímico (Cofip ABC), Agência de Desenvolvimento Econômico Grande ABC, Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras nas Indústrias Químicas, Petroquímicas, Farmacêuticas, Tintas e Vernizes, Plásticos, Resinas Sintéticas e Explosivos do ABC e organizações da sociedade civil.

 

Fotos: Helber Aggio/PSA

1121 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Consórcio Intermunicipal de Grande ABC - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.