Quinta-feira, 02 de maio de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Assistência Social e Direitos Humanos - Quinta-feira, 31 de Agosto de 2023

Palestra no Consórcio ABC resgata criação da primeira revista voltada para população negra

Escritor Aroldo Macedo contou história da revista Raça Brasil, sucesso editorial criada em 1996

Criada em 1996, a revista Raça Brasil é a primeira publicação brasileira dedicada inteiramente à cultura afro e às pautas da população negra. Sucesso editorial, teve seu primeiro exemplar esgotado e conseguiu tiragens expressivas nas edições seguintes. Para debater como a revista se tornou um modelo no mercado editorial brasileiro, o Consórcio Intermunicipal Grande ABC recebeu, nesta quinta-feira (31/8), palestra do escritor Aroldo Macedo, criador e editor da publicação.

“A gente sabia que a revista era necessária e fundamental naquele momento. Por isso, dedicamos todo o esforço da equipe de redação e toda a estrutura da editora. O resultado foi ela ter se transformado em uma referência para uma geração de negros brasileiros e um caso de sucesso internacional”, afirmou Macedo.

Durante a palestra, o escritor revelou que um dos objetivos ao criar a revista foi combater distorções que permaneciam por séculos no Brasil. Pela primeira vez, uma publicação abordava pautas sobre consumo e cidadania da população negra.

“A revista se transformou num sucesso instantâneo com mais de 340 mil exemplares vendidos no seu número de estreia. As pessoas compravam a publicação assim que as bancas abriam os pacotes enviados pelas distribuidoras”, ressaltou.

Após a palestra, Aroldo Macedo autografou exemplares do livro “Toda a verdade por trás da revista Raça Brasil”, em que conta em detalhes como a publicação foi criada e editada por ele de 1996 a 2000.

Versão do sistema: 2.0.0 - 26/04/2024

Portal atualizado em: 30/04/2024 13:02:05