.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Administração - Segunda-feira, 25 de Setembro de 2023

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Consórcio ABC vai comandar câmara temática de mobilidade do Conselho Metropolitano

Reunião do comitê que reúne todos os municípios da Grande São Paulo ocorreu nesta segunda-feira (25/9) na Assembleia Legislativa


Consórcio ABC vai comandar câmara temática de mobilidade do Conselho Metropolitano

A segunda reunião deste ano do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de São Paulo, realizada nesta segunda-feira (25/9), aprovou o novo regimento do grupo e definiu o Consórcio Intermunicipal Grande ABC como líder da câmara temática de Mobilidade, Transporte e Logística.

A reunião do comitê que reúne dos 39 municípios da Grande São Paulo ocorreu na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), na zona sul da Capital. Durante o encontro foram definidas cinco câmaras temáticas, cada uma liderada por um dos consórcios públicos da Região Metropolitana.

As câmaras temáticas vão reunir representantes das prefeituras e do governo estadual, comandadas técnica e burocraticamente pelas Secretarias Executivas dos consórcios. O presidente do Consórcio ABC e prefeito de Mauá, Marcelo Oliveira, ressaltou que o transporte público é um dos grandes desafios para avançar na governança metropolitana.

“É preciso destacar a importância da retomada do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de São Paulo para debatermos políticas públicas em todos os setores. Um dos desafios que temos é a integração entre os modais de transporte, beneficiando a nossa população”, afirmou.

Além da câmara temática de Mobilidade, que será liderada pelo Consórcio ABC, há também a de Desenvolvimento Econômico e Governança, ficará sob comando do Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande São Paulo (Conisud), a de Gestão Ambiental e Saneamento, administrada pelo Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto do Tietê (Condemat), a de Planejamento Integrado, sob responsabilidade do Consórcio Intermunicipal da Região Oeste (Cioeste), e a de Gestão Territorial, Uso e Ocupação do Solo, coordenada pelo Consórcio Intermunicipal dos Municípios da Bacia do Juqueri (Cimbaju).

Demandas do Grande ABC

O presidente do Consórcio ABC apresentou ainda uma série de demandas da região em áreas como drenagem, habitação, meio ambiente, saúde e educação. Entre os pleitos, destacou a limpeza de piscinões e desassoreamento de córregos, mapeamento de áreas de riscos, investimento em encostas, retomada de programas habitacionais, regionalização do sistema de regulação de serviços e de atendimentos da saúde, o repasse de recursos para ajudar no custeio de hospitais da região e a proibição de construções verticais próximas ao Polo Petroquímico do Grande ABC.

“O Conselho de Desenvolvimento reúne 39 municípios que representam quase 47% da população e 51% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado, por isso é um espaço fundamental para discutirmos pautas que impactam a vida de milhões de pessoas. É importante lembrar que os trabalhos foram retomados após grande esforço de nossa região, por meio do Consórcio ABC”, afirmou Marcelo Oliveira.

944 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Consórcio Intermunicipal de Grande ABC - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.