Quinta-feira, 02 de maio de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Planejamento e Finanças - Segunda-feira, 02 de Outubro de 2023

Grande ABC debate futuro da indústria química da região em seminário no polo petroquímico

Evento contou com a participação do Consórcio ABC e de mais agentes envolvidos no tema

Com o objetivo de fortalecer e fomentar o setor na região, foi realizado na manhã desta segunda-feira (2/10) o seminário “O Futuro da Indústria Química no ABC”. O evento ocorreu no auditório da Braskem, em Santo André, com a participação do Consórcio Intermunicipal Grande ABC e de outros diversos agentes do segmento, tanto do poder público quanto da iniciativa privada.

O encontro foi organizado pela Agência de Desenvolvimento Econômico Grande ABC e teve apoio da Associação Brasileira da Indústria Química (Abquim), Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC (Cofip ABC), Sindicato dos Químicos do ABC, Frente Parlamentar em Apoio à Indústria Química e Farmacêutica de São Paulo, Instituto Nacional de Desenvolvimento da Química e Comitê Gestor de Governança do Polo Petroquímico do Grande ABC.

O presidente do Consórcio ABC e prefeito de Mauá, Marcelo Oliveira, participou da mesa de abertura e reforçou a necessidade de ações que fortaleçam o setor, incluindo medidas que evitem o adensamento populacional no entorno do Polo Petroquímico.

“É preciso pensar nisso. Se não tivermos em nossos planos diretores a restrição de construções verticais próximas ao Polo, corremos o risco desta planta ir embora da região. Daí, não adianta um debate como este se não tivermos mais o Polo aqui no futuro. A volta do Conselho Metropolitano, onde temos 39 municípios discutindo políticas públicas de forma integrada, é importante para fazermos essa discussão”, pontuou o presidente do Consórcio ABC.

Além do presidente do Consórcio ABC, participaram também do debate o presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico Grande ABC, Aroaldo da Silva, o diretor de Relações Institucionais da Abiquim, André Passos, o presidente do Sindicato dos Químicos do ABC, José Evandro Silva, os deputados estaduais Luiz Fernando Teixeira, Ana Carolina Serra e Rômulo Fernandes, além de representantes da Braskem e do governo federal.

“Foram apresentados aqui hoje dados que nos geram grande preocupação. Por isso, é preciso dar as mãos para fortalecer cada vez mais o setor químico, que é a indústria das indústrias, tão vital para o ABC e todo o Estado de São Paulo. Por isso, estamos na luta conjunta pelo fortalecimento do setor”, comentou o deputado estadual Luiz Fernando Teixeira, que é presidente da Frente Parlamentar em Apoio à Indústria Química e Farmacêutica de São Paulo.

Foram realizadas duas mesas temáticas de discussão: “Cenário da Indústria Química no Brasil e no Estado de SP” e “Desafios e Oportunidades para a Indústria Química do Grande ABC”.

“Este é um evento muito importante. O fortalecimento do Polo Petroquímico e deste setor não é importante só para Mauá e Santo André, cidades que sediam a planta, mas para toda a região e o Estado de São Paulo”, comentou o presidente do Consórcio ABC, Marcelo Oliveira.

Foto: Evandro Oliveira/PMM

Versão do sistema: 2.0.0 - 26/04/2024