Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação
Libras
Mapa do Site

Segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Atendimento Atendimento: De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

logo
Domi
25/02
Chuva
Máx 26 °C
Min 21 °C
Índice UV
12.0
Segu
26/02
Parcialmente Nublado
Máx 26 °C
Min 20 °C
Índice UV
12.0
Terç
27/02
Parcialmente Nublado
Máx 32 °C
Min 19 °C
Índice UV
12.0
Quar
28/02
Parcialmente Nublado
Máx 32 °C
Min 23 °C
Índice UV
12.0

Educação - Terça-feira, 10 de Outubro de 2023

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Grande ABC vai apresentar áreas para receber Instituto Federal de Educação

Decisão foi tomada durante a Assembleia Geral dos prefeitos de outubro


Grande ABC vai apresentar áreas para receber Instituto Federal de Educação

Os municípios do Grande ABC irão apresentar áreas com potencial para receber uma unidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IF). A deliberação foi feita durante a assembleia mensal dos prefeitos no Consórcio Intermunicipal Grande ABC, realizada nesta terça-feira (10/10).
 
Na reunião dos prefeitos de julho, representantes de entidade da sociedade civil que milita em favor da implementação da unidade de ensino público na região apresentaram estudos de demanda e potencial econômico para instalação do IF no Grande ABC. Essa reinvindicação existe desde 2013 e contempla demanda de empresas e sindicatos por ensino técnico e integral nas unidades.

Os IFs são entidades de ensino associadas ao Governo Federal voltadas para a educação profissional, científica e tecnológica. Como cada unidade é constituída por uma rede de campus, um único IF pode ser responsável pela administração de diversas unidades de ensino. É o caso do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), que conta com 37 campi espalhados pelo estado, que, além dos cursos técnicos, também oferecem graduações e pós-graduações.

“Existe uma demanda local para capacitação de mão de obra na nossa região. Então, estamos nos empenhando em trazer este equipamento para cá, apresentando áreas ou até prédios prontos que tenham a capacidade de receber este tipo de serviço. Podemos partir de um polo em uma cidade e depois expandir para outras unidades nos demais municípios”, afirmou o presidente do Consórcio ABC e prefeito de Mauá, Marcelo Oliveira.  

Também participaram da assembleia os prefeitos de Santo André, Paulo Serra; de Diadema, José de Filippi Júnior; de Ribeirão Pires, Guto Volpi; e de Rio Grande da Serra, Penha Fumagalli.

Novo PAC

Na assembleia geral deste mês do Consórcio ABC, os prefeitos também falaram sobre a inscrição de projetos do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), cujo edital foi aberto na última segunda-feira (9/10). A ideia é atualizar o Plano Regional de Mobilidade para que sejam apontadas prioridades de cada município para este setor.  


Em visita à entidade regional no último sábado (7/10), o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, afirmou que os projetos com caráter regional e via consórcios intermunicipais devem ter prioridade do governo federal.   

 

Foto: Helber Aggio/PSA

FacebookTwitterWhatsAppImprimir

478 Visualizações

Voltar para a listagem de notícias

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

SIGA NAS REDES SOCIAIS

FacebookInstagramTwitterYouTubeLinkedIn

CONTATO

Av. Ramiro Colleoni, 5
Centro
Santo André - SP
CEP: 09040-160
Telefone: (11) 4435-3555
E-mail: contato@consorcioabc.sp.gov.br

Ver Localização

Versão do sistema: 2.0.0 - 23/02/2024

Portal atualizado em: 26/02/2024 11:31:08

Consórcio Intermunicipal Grande ABC - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.