Sábado, 27 de abril de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Educação - Segunda-feira, 30 de Outubro de 2023

Grande ABC elege delegados para Conferência Nacional da Educação 2024

Etapa regional foi realizada no campus São Bernardo da UFABC no último fim de semana

Grande ABC elege delegados para Conferência Nacional da Educação 2024

O Grande ABC elegeu os delegados locais da Educação Básica, Ensino Superior e Educação Profissional para a Conferência Nacional de Educação (Conae) 2024. O pleito ocorreu na etapa regional deste ano, realizada nos dois dias do último fim de semana, no Campus São Bernardo do Campo da Universidade Federal do ABC (UFABC).

Os eleitos da região participarão da etapa estadual da Conae, que ocorrerá em novembro deste ano. Já o encontro nacional será realizado em Brasília, de 28 a 30 de janeiro de 2024, e não apenas vai abordar o diagnóstico da situação educacional, mas também as diretrizes, metas e estratégias para a próxima década.

A Conae tem objetivos específicos, como avaliar a implementação do Plano Nacional de Educação (PNE) vigente, subsidiar a elaboração do próximo PNE (decênio 2024-2034) e contribuir para a identificação dos desafios e necessidades educacionais.

Além disso, a conferência produzirá referências que orientarão a formulação e implementação dos planos de educação estaduais, distrital e municipais, alinhados com o novo PNE, com o propósito de fortalecer a cooperação federativa em educação e o regime de colaboração entre os sistemas.

A etapa do Grande ABC foi organizada pelo Fórum Regional de Educação, pelo Sindicato dos Servidores Municipais (Sindserv) de Santo André e de São Bernardo do Campo, pelo Sindicato dos Professores de Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul (Sinpro ABC), pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, pela Central Única dos Trabalhadores de São Paulo (CUT São Paulo ABC), pelo Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp), e teve a participação do Consórcio Intermunicipal Grande ABC e da UFABC.

O encontro contou com a participação de representantes da comunidade escolar, incluindo instituições de ensino públicas e privadas, conselhos de escola, organizações, entidades, professores, gestores, estudantes, pais, mães e responsáveis, entre outros.

Durante a conferência regional, foram debatidos temas como a garantia do direito à educação de qualidade, gestão democrática, valorização dos profissionais da educação e financiamento público da educação.

“É importante destacar que é a retomada da construção democrática da Educação. Em 2015, tivemos nossa primeira conferência regional, momento que instituímos nosso Fórum Regional de Educação. Agora, a gente volta a olhar pro PNE e refletir os avanços que a região alcançou”, ressaltou a coordenadora do Grupo de Trabalho (GT) Educação do Consórcio ABC e secretária da pasta em Diadema, Ana Lucia Sanches.

Versão do sistema: 2.0.0 - 26/04/2024

Portal atualizado em: 26/04/2024 13:16:38