Quinta-feira, 02 de maio de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Educação - Terça-feira, 21 de Novembro de 2023

Consórcio ABC é referência em gestão pública regional para alunos da USP São Carlos

Turma da universidade do interior visitou a entidade regional nesta terça-feira (21/11)

O trabalho feito pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC de implementação de políticas públicas regionais serviu como referência para alunos do curso de Engenharia Ambiental da Universidade São Paulo (USP) São Carlos.

Um grupo de universitários viajou mais de 250 kms da cidade do interior paulista até a sede do Consórcio ABC e passou por um dia todo de troca de aprendizado sobre os programas e ações realizados de forma consorciada na região.

Pela manhã, os estudantes assistiram palestras sobre a história da entidade regional e a respeito de planejamento territorial, agenda climática e social da nossa região. Os temas foram apresentados aos universitários pelo secretário-executivo do Consórcio ABC, Mario Reali, e pelas coordenadoras de Programas e Projetos Livia Rosseto, Sandra Malvese e Maria Gracely Batista Marques, a Graça. Os universitários também puderam conhecer o Centro de Documentação e Memória (Cedoc) da instituição.

Depois, os alunos participaram de uma atividade de campo sobre condições climáticas no Centro de Resiliência da Defesa Civil de Santo André, onde puderam acompanhar de perto como funciona o trabalho de gestão de riscos da corporação andreense.

Os universitários estão estudando as práticas de gestão pública do Consórcio ABC e o objetivo da visita foi proporcionar a eles uma experiência educacional rica, permitindo que observem e discutam políticas públicas, adaptação climática e cidades com um olhar crítico e responsável.

“Somos um órgão pioneiro e referência nacional em planejamento e governança regional. É sempre um grande prazer poder passar um pouco da nossa experiência para quem está se formando para, futuramente, também atuar com implementação de políticas públicas”, afirmou o secretário-executivo do Consórcio ABC, Mario Reali.

Versão do sistema: 2.0.0 - 26/04/2024

Portal atualizado em: 30/04/2024 13:02:05