Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação
Libras
Mapa do Site

Sexta-feira, 12 de julho de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Atendimento Atendimento: De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

logo
Sext
12/07
Parcialmente Nublado
Máx 22 °C
Min 15 °C
Índice UV
5.0
Sáb
13/07
Parcialmente Nublado
Máx 19 °C
Min 15 °C
Índice UV
5.0
Domi
14/07
Parcialmente Nublado
Máx 23 °C
Min 13 °C
Índice UV
5.0
Segu
15/07
Parcialmente Nublado
Máx 23 °C
Min 14 °C
Índice UV
5.0

Obras - Quinta-feira, 04 de Janeiro de 2024

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Após cobrança do Consórcio ABC, limpeza de piscinões da região é iniciada

Manutenção dos reservatórios sob responsabilidade do Governo do Estado é pauta permanente da entidade regional


Após cobrança do Consórcio ABC, limpeza de piscinões da região é iniciada

Após constantes cobranças do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, o Governo do Estado iniciou a realização dos serviços de manutenções dos piscinões instalados na região. O primeiro registro da limpeza ocorreu nos reservatórios de Mauá.  

 

No início de dezembro, relatório produzido pelo Grupo de Trabalho (GT) Drenagem Urbana da entidade regional apontou a necessidade de trabalhos de manutenção em oito piscinões de três cidades consorciadas, sendo quatro em Mauá, três em Diadema e um em Santo André.

 

Na ocasião, o Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), órgão estadual responsável pela manutenção dos equipamentos de drenagem, foi oficiado para que realizasse o quanto antes a limpeza dos reservatórios.

 

O levantamento do GT identificava problemas de manutenção no piscinão de Santo André (Faculdade de Medicina/Ribeirão dos Meninos), nos piscinões de Mauá (Jardim Sônia Maria - Córrego Oratório, Petrobras - Rio Tamanduateí, Corumbé - Córrego Corumbé e Paço Municipal - Córrego Taboão) e nos reservatórios de Diadema (Casa Grande/Piraporinha, Ecovias Imigrantes e Mercedes Benz). O relatório apontava necessidade de corte de mato, limpeza e desassoreamento contínuos, bem como manutenção das bombas e instalações.

 

O presidente do Consórcio ABC e prefeito de Mauá, Marcelo Oliveira, ressaltou que a realização do serviço foi conquista do trabalho conjunto das prefeituras da região. “O início da limpeza dos piscinões mostra que a nossa cobrança, de maneira conjunta entre os municípios consorciados, surtiu efeito prático. Esse é um pedido permanente nosso, no sentido de proteger a população do Grande ABC e minimizar impactos das chuvas, que são constantes durante o verão. Mais uma prova de que quando trabalhamos juntos, nossa voz ganha mais peso junto ao governo do Estado”, afirmou.

 

Anualmente, o Consórcio ABC recebia o cronograma de ações nos piscinões da região, elaborado e executado pelo DAEE. Em 2023, no entanto, não houve o recebimento do cronograma, apesar de reiteradas solicitações.

 

O coordenador do GT Gestão de Riscos do Consórcio ABC e secretário de Defesa Civil de Mauá, Sergio Moraes, destacou a importância da limpeza dos piscinões. “O desassoreamento possibilita aumento da capacidade de captação das águas das chuvas para evitar enchentes e alagamentos”, afirmou Moraes.

 

Foto: Diego Barros/PMM
 

FacebookTwitterWhatsAppImprimir

534 Visualizações

Voltar para a listagem de notícias

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

SIGA NAS REDES SOCIAIS

FacebookInstagramTwitterYouTubeLinkedIn

CONTATO

Av. Ramiro Colleoni, 5
Centro
Santo André - SP
CEP: 09040-160
Telefone: (11) 4435-3555
E-mail: contato@consorcioabc.sp.gov.br

Ver Localização

Versão do sistema: 2.0.0 - 12/07/2024

Portal atualizado em: 12/07/2024 11:41:31

Consórcio Intermunicipal Grande ABC - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.