.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Reunião realizada na quinta-feira (10/4) tratou de projetos para a região com o Governo Federal
O Consórcio Intermunicipal Grande ABC, órgão que representa as prefeituras da região, dá andamento à articulação por investimentos do Governo Federal para a Educação do Grande ABC. Nesta quinta-feira (10/4), o presidente da entidade regional e prefeito de Diadema, José de Filippi Júnior, se reuniu com o ministro da Educação, Camilo Santana, para tratar do tema.
O encontro abordou duas pautas regionais. Uma delas é a implementação de duas unidades do Instituto Federal (IF) no Grande ABC, uma em Mauá e outra em Diadema. O IF é composto por instituições especializadas na educação profissional e tecnológica, oferecendo também educação básica e superior. Todos os cursos são gratuitos.
A chegada de duas unidades na região, anunciada oficialmente em março pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em evento realizado em Brasília. “Esta é uma demanda antiga da nossa região e que foi atendida pelo Governo Federal. É um grande ganho para os jovens das nossas cidades, que terão ensino gratuito e de qualidade”, explicou Filippi. “Tratamos com o ministro os próximos passos destas duas unidades”, complementou o presidente do Consórcio ABC.
Outra pauta da reunião foi a inclusão do curso de Pedagogia às disciplinas oferecidas pela Universidade Federal do ABC (UFABC). No fim do mês passado, a proposta foi contemplada no novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da universidade, previsto para os próximos 10 anos.
Com essa perspectiva, agora será instituído um grupo técnico entre Consórcio ABC - via Grupo de Trabalho (GT) Educação - e UFABC para constituição do curso, que envolve as disciplinas ministradas, a necessidade de contratação de professores e até mesmo planejar a necessidade de ampliação física dos campi (Santo André e São Bernardo) para acolher os novos alunos.
“O primeiro passo foi dado, agora precisamos avançar nas tratativas junto ao MEC para efetivarmos esta grande conquista para nossa região, que deve qualificar ainda mais o ensino público do Grande ABC”, afirmou o presidente do Consórcio ABC.
Além de Filippi e do ministro Camilo Santana, participaram da reunião também da coordenadora do GT Educação do Consórcio ABC e secretária de Educação de Diadema, Ana Lucia Sanches; o reitor da UFABC, Dácio Matheus; o secretário de educação superior do MEC, Alexandre Brasil Fonseca; e a pró-reitora de Graduação da UFABC, Fernanda Graziella Cardoso.