Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação
Libras
Mapa do Site

Quinta-feira, 23 de maio de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Atendimento Atendimento: De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

logo
Quin
23/05
Parcialmente Nublado
Máx 28 °C
Min 18 °C
Índice UV
5.0
Sext
24/05
Parcialmente Nublado
Máx 29 °C
Min 18 °C
Índice UV
5.0
Sáb
25/05
Chuvas Isoladas
Máx 23 °C
Min 19 °C
Índice UV
5.0
Domi
26/05
Chuva
Máx 21 °C
Min 16 °C
Índice UV
5.0

Cultura - Sexta-feira, 12 de Abril de 2024

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Escolas de Samba da região ganham homenagem no Consórcio ABC

Evento destacou também o trabalho social desenvolvido pelas agremiações


Escolas de Samba da região ganham homenagem no Consórcio ABC

O Dia da Escola de Samba é celebrado anualmente no dia 11 de abril. Para marcar a data, o Consórcio Intermunicipal Grande ABC promoveu, na noite de quarta-feira (11/4), uma homenagem às escolas de samba e aos blocos carnavalescos das sete cidades. A iniciativa foi organizada pelo Grupo de Trabalho (GT) Iguldade Racial da entidade regional.


Quando o assunto é Carnaval, a primeira coisa em que muitas pessoas pensam são os desfiles realizados pelas comunidades das agremiações em todo o Brasil. No Grande ABC, escolas de samba e os blocos carnavalescos mantêm a alegria e a animação da maior festa popular do país. O encontro no Consórcio ABC destacou ainda o trabalho social desenvolvido pelas agremiações.


O coordenador do GT Igualdade Racial, João Moreira, o Mestre Pelé, ressaltou que o objetivo da iniciativa foi reconhecer e valorizar as escolas de Samba e os blocos carnavalescos da região.


“Mostramos a força do Carnaval no Grande ABC e destacamos a importância do trabalho dos profissionais dedicados a este importante segmento cultural da nossa região. Mesmo sem desfiles nas cidades, as agremiações continuam promovendo uma série nas suas comunidades”, afirmou.


O evento contou ainda com uma homenagem ao maestro João de Campos. Neto de escravos que trabalharam em fazendas na região de Lins (SP), Campos já tocava instrumentos de sopro aos 8 anos, entre eles trompa e trombone. Aos 13 anos se mudou de Mirandópolis para Santo André. É fundador da Legião dos Negros Sindicalistas do Grande ABC (Lenesi), dedicada a ensinar música para crianças carentes.


Participaram também da mesa de abertura da homenagem Moisés da Rocha, apresentador do programa O Samba Pede Passagem, da Rádio USP; Solange Cruz, presidente da Mocidade Alegre; Davidson Ribeiro, do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir) de Santo André; Ìyá Adriana t'Omolu, do Fórum Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional dos Povos de Matriz Africana (Fonsanpotma); Silvia Muiramomi, do Movimento Indígena do ABC; Iara Bento, do SOS Racismo da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp); Meire Terezinha, presidente da Liga de Escola de Samba de  Mauá E Grande ABC; e Joel Fonseca, diretor de Desenvolvimento Econômico do Consórcio ABC.

FacebookTwitterWhatsAppImprimir

180 Visualizações

Voltar para a listagem de notícias

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

SIGA NAS REDES SOCIAIS

FacebookInstagramTwitterYouTubeLinkedIn

CONTATO

Av. Ramiro Colleoni, 5
Centro
Santo André - SP
CEP: 09040-160
Telefone: (11) 4435-3555
E-mail: contato@consorcioabc.sp.gov.br

Ver Localização

Versão do sistema: 2.0.0 - 17/05/2024

Portal atualizado em: 23/05/2024 11:36:50

Consórcio Intermunicipal Grande ABC - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.