Terça-feira, 16 de julho de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Gestão de Riscos - Terça-feira, 21 de Maio de 2024

Consórcio ABC envia primeiro lote de doações para o Rio Grande do Sul

Com Drive Thru Solidário Regional, entidade segue como um dos postos de apoio para as doações no Grande ABC

Consórcio ABC envia primeiro lote de doações para o Rio Grande do Sul

Um caminhão com o baú lotado de solidariedade partiu da sede do Consórcio Intermunicipal Grande ABC na manhã desta terça-feira (21/5) levando o primeiro lote de doações recebidas pelo “Drive Thru Solidário Regional”. O serviço está instalado na sede do órgão regional que representa as prefeituras da região, em Santo André, com o objetivo de ajudar as vítimas das chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul desde o fim de abril.

Graças à mobilização dos moradores e de empresas dos municípios do Grande ABC, o Consórcio ABC arrecadou, em pouco mais de uma semana, aproximadamente 700 litros de água mineral, além de produtos de limpeza e higiene, cobertores, lençóis, toalhas de banho, alimentos não perecíveis, roupas para adultos e crianças, fraldas geriátricas e alimentos para pets.

Parceiro do Consórcio ABC nesta mobilização humanitária regional, o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC disponibilizou um caminhão para retirada das doações e encaminhamento para a sede da entidade sindical, em São Bernardo do Campo, onde todo o material será coletado pelos Correios, que estão responsáveis pela logística das arrecadações ao Rio Grande do Sul pelos Correios.

O posto de arrecadação da entidade regional, localizado no Centro de Santo André (Avenida Ramiro Colleoni, 5), foi organizado em parceria com a Agência de Desenvolvimento Econômico Grande ABC. Por meio da iniciativa, pessoas físicas, entidades e empresas podem vir ao local e fazer doações.

O presidente do Consórcio ABC e prefeito de Diadema, José de Filippi Júnior, ressaltou a generosidade da população. "Quero agradecer a cada morador do Grande ABC que mostrou o tamanho da solidariedade desta região. Recebemos doações de pessoas que certamente precisavam daquele alimento, daquela roupa, o que mostra a essência da nossa população, que é acolhedora, receptiva e empática. Que nossos amigos gaúchos consigam se reconstruir rapidamente e contem com apoio do Grande ABC", afirmou.

As chuvas provocaram uma catástrofe de grandes proporções no território gaúcho. Mais de dois milhões de pessoas foram atingidas diretamente pelas enchentes, sendo que mais de 600 mil foram obrigadas a abandonar suas casas. O número de pessoas mortas em decorrência das enchentes subiu para 161, segundo relatório divulgado pela Defesa Civil na manhã desta terça-feira. O estado contabiliza ainda 806 feridos e 85 desaparecidos. Além disso, a infraestrutura do Rio Grande do Sul foi severamente atingida, dificultando as ações de socorro à população.

O secretário-executivo do Consórcio ABC, Aroaldo da Silva, destacou a importância da solidariedade da região com a população gaúcha em um momento tão desafiador. “Agradecemos a solidariedade e vamos continuar a atuar como posto de apoio para as doações. Muito ainda é necessário para vencer o desastre, por isso contamos com a colaboração de todos e todas que puderem ajudar”, afirmou.

Além da sede do Consórcio ABC, todas as cidades da região disponibilizaram pontos para doação - os endereços estão disponíveis nos portais oficiais e redes sociais das prefeituras.

Versão do sistema: 2.0.0 - 12/07/2024

Portal atualizado em: 12/07/2024 11:41:31