.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Administração - Sexta-feira, 05 de Julho de 2024

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Grande ABC debate em Brasília fortalecimento da indústria de Defesa da região

Pauta foi tema de reunião com ministros na capital federal


Grande ABC debate em Brasília fortalecimento da indústria de Defesa da região

O fortalecimento da indústria de Defesa do Grande ABC foi a pauta principal da reunião realizada na tarde desta terça-feira (2/7) no Ministério da Defesa, em Brasília. O objetivo da agenda foi a retomada do Arranjo Produtivo Local (APL) do setor na região.

 

O encontro contou com o titular da pasta federal, José Múcio Monteiro, o ministro do Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, e o secretário-executivo do Consórcio Intermunicipal Grande ABC e presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico Grande ABC, Aroaldo da Silva.

 

O APL de Defesa do Grande ABC foi criado em 2013, com a proposta de promover a aproximação das Forças Armadas e das Forças de Segurança com empresas da região que produzem insumos e produtos para o setor.

 

O objetivo era capacitar e identificar potenciais empresa locais, com a finalidade de fornecimento de equipamentos e produtos de forma competitiva na área da segurança pública, buscando uma ação coordenada e alcançar avanços significativos em produtividade, competitividade, e ainda adensar a cadeia produtiva da defesa na região, abrindo oportunidade de reconversão e diversificação da produção industrial do Grande ABC.

 

Uma das demandas das empresas do setor é a alteração na legislação que regra sobre as importações de produtos de Defesa. O decreto 9.847/19, em específico, revogou o artigo 190 do decreto 3.665 (conhecido como R-105), permitindo que órgãos de segurança realizassem licitações internacionais de maneiras indiscriminada de produtos controlados pelo Exército (coletes, capacetes, escudos balísticos, entre outros).

 

“O entendimento é de que esta alteração na lei causou enorme prejuízo à indústria nacional de defesa, em específico as do Grande ABC. Por isso, estamos dialogando com os governos federal e estadual no sentido de tentarmos implementar medidas com foco no fortalecimento da indústria local, o que, consequentemente, atrairia investimentos, emprego e renda para nossa região”, explicou Aroaldo.

 

O parque industrial do Grande ABC já conta com importantes empresas de Defesa, como Inbra, CBC, Omnisys, Indubrac, Saab, Golden Dome, entre outras.

 

No mês passado, a pauta já tinha sido levada à secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo.

649 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Consórcio Intermunicipal de Grande ABC - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.