Sábado, 31 de agosto de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Observatório Regional de Políticas Educacionais debate Planos de Educação

Projeto é coordenado pela UFABC e pelo Consórcio ABC

Observatório Regional de Políticas Educacionais debate Planos de Educação

A equipe do Observatório Regional de Políticas Educacionais do ABC se reuniu no Consórcio Intermunicipal Grande ABC para discutir o monitoramento dos Planos de Educação. O Observatório Regional é coordenado pela Universidade Federal do ABC (UFABC) e pelo Consórcio ABC, com financiamento do Programa de Pesquisa em Políticas Públicas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (PPPP/Fapesp).

A iniciativa é a primeira do gênero no país para construir uma metodologia de monitoramento dos Planos Municipais de Educação (PMEs) e do Plano Regional e Educação do Grande ABCDMRR, bem como contribuir na elaboração dos próximos planos.

O encontro na segunda-feira (15/7) foi aberto com um debate sobre os dez anos do Fórum Nacional de Educação (FNE) e o papel dos Fóruns de Educação, com participação dos professores Reginaldo Tadeu Soeiro de Faria, do Fórum Estadual de Educação; Sérgio Stoco, do Fórum Nacional de Educação; Karen Aparecida Silveira, do Fórum Regional de Educação, com a mediação de Salomão Barros Ximenes, da UFABC.

A discussão incluiu questões como os desafios das próximas conferências, a necessidade de fazer as políticas educacionais funcionarem e a dificuldade de contar com a participação popular no monitoramento dos planos.

Também participaram do encontro o secretário municipal de Educação de Mauá, Maurício Leme da Silva, e a coordenadora do Grupo de Trabalho Educação (GT) Educação do Consórcio ABC e secretária da pasta em Diadema, Ana Lúcia Sanches.

“Na nossa região, contamos com a importante atuação da UFABC, do Fórum Regional de Educação e de outros coletivos, além da articulação do GT Educação, para a construção dos planos. O Observatório Regional poderá contribuir para apoiar os municípios no direcionamento das ações com a produção de relatórios e de estudos”, afirmou Ana Lúcia.

Versão do sistema: 2.0.0 - 30/08/2024

Portal atualizado em: 30/08/2024 11:42:02