ABCDMRR, sábado, 26 de outubro de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Gestão de Riscos - Quinta-feira, 29 de Agosto de 2024

Consórcio ABC visita Cemaden para avançar em monitoramento das chuvas na região

Proposta é aprimorar sistema de alertas integrando todos os pluviômetros existentes

Consórcio ABC visita Cemaden para avançar em monitoramento das chuvas na região

Com objetivo de dar continuidade no processo de otimização do sistema de alertas de emergências climáticas da região, o Consórcio Intermunicipal Grande ABC realizou visita técnica nesta semana na sede do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), em São José dos Campos (interior de São Paulo).

A agenda serviu para avançar nas tratativas para realizar o cruzamento de dados sobre a medição de chuvas nas sete cidades. Atualmente, o Consórcio ABC está em processo de implementação de um sistema que fará a leitura dos pluviômetros e enviará alertas automáticos às Defesas Civis da região em caso de alagamentos e enchentes.

O Cemaden, órgão nacional, possui uma rede de monitoramento das chuvas na região. A proposta do Consórcio ABC é integrar esses equipamentos ao sistema regional que está sendo construído.

Em maio deste ano, a entidade regional que representa as prefeituras já havia realizado reuniões técnicas com o Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) e Defesa Civil Estadual para também solicitar acesso aos dados do sistema estadual de monitoramento do clima.

“O Cemaden é uma referência em prevenção aos desastres naturais. A região caminha para ter um sistema moderno e com amplo monitoramento, oferecendo, assim, um importante equipamento para as Defesas Civis no combate às emergências climáticas”, afirmou a coordenadora de Programas e Projetos do Consórcio ABC, Sandra Teixeira Malvese.