ABCDMRR, sexta-feira, 25 de outubro de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Segurança Pública - Sexta-feira, 27 de Setembro de 2024

ABC realiza Operação Divisas Seguras com ação integrada entre as GCMs

Articulada pelo Consórcio ABC, ação contará com empenho de 101 agentes e 38 viaturas, todos das forças de segurança municipais

ABC realiza Operação Divisas Seguras com ação integrada entre as GCMs

Em uma ação articulada e integrada entre as Guardas Civis Municipais (GCMs) da região, o Grande ABC realiza nesta sexta-feira (27/9) a Operação Divisa Segura, que terá como foco a prevenção de crimes nos limites dos municípios de Santo André, Mauá, Ribeirão Pires, São Caetano do Sul e São Paulo.

A ação envolve apenas forças de segurança municipais e foi articulada em reuniões sobre Segurança no Consórcio Intermunicipal Grande ABC, que reuniu o comando das GCMs para debater ações conjuntas para combater a criminalidade na região. A operação é amparada pela lei 13.022/2014, que institui normas gerais para as guardas municipais em todo o Brasil.

Esta primeira ação está sendo organizada pela GCM de Santo André, que terá apoio e suporte das guardas dos municípios que fazem divisa com a cidade. Está previsto o emprenho de 101 agentes e 38 viaturas, incluindo equipes de Rondas Ostensivas Municipais (Romu), Rondas Com Motocicletas (Romo), Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (Rotam), canil e bases móveis.

“O intuito é que, após essa primeira operação, cada município promova outras fases da Divisas Seguras, de forma que todas as cidades da região possam se beneficiar do apoio dos vizinhos sem onerar cada um deles. É um importante trabalho para a diminuição da criminalidade no Grande ABC, porque juntos somos mais fortes” , afirmou o secretário-executivo do Consórcio ABC, Aroaldo da Silva.

A estratégia é empregar equipes nas divisas, sendo que cada GCM irá atuar no seu próprio território, porém de forma organizada, suprimindo a possibilidade de que criminosos se aproveitem das áreas de divisas para cometerem crimes e evadirem para o município vizinho.

“O Consórcio ABC sempre teve este papel de articular políticas públicas integradas, e esta é mais uma. Na Região Metropolitana como um todo, o combate à criminalidade é um grande desafio. E hoje, a gente dá aqui um bom exemplo, não tenho dúvidas que haverá um impacto imediato não só na percepção das pessoas, mas também na redução dos índices criminais, que sempre caem quando fazemos operações como esta ”, comentou o prefeito de Santo André e ex-presidente do Consórcio ABC, Paulo Serra.

Foto: Helber Aggio/PSA